Variante Delta exige cuidados por parte da população

Nova cepa está presente em 12 estados brasileiros, incluindo São Paulo


Por Redacao 019 Agora
Variante Delta exige cuidados por parte da população

Nova cepa está presente em 12 estados brasileiros, incluindo São Paulo

A variante Delta do coronavírus já está presente em 12 estados brasileiros. Estudos divulgados pelo governo britânico apontam que a nova variante é 40% mais transmissível que as outras cepas. Outros levantamentos alertam que a Delta pode gerar uma carga viral 1.260 vezes maior do que o coronavírus original. Além disso, a nova cepa pode ser mais discreta que as demais: seus sintomas se assemelham a de um resfriado, não ocorrendo a perda de olfato e paladar como acontecia com as variantes Alfa, Beta e Gama.

A professora Claudia Furlan, coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera, explica que com o avanço da variante, é necessário aumentar a cobertura vacinal e continuar mantendo as medidas de prevenção, pois isso pode evitar a proliferação da nova cepa. “É importante a população manter as medidas preventivas e estar ciente da importância da imunização para barrar o avanço da doença. Todas as vacinas utilizadas no Brasil são seguras e salvam vidas”, argumenta a professora.

Cuidados com a nova cepa

Os cuidados também precisam ser redobrados. Pesquisadores da plataforma Info Tracker compararam dados de regiões e estimasse que o mês de Setembro podemos ter um aumento significativo no número de casos em São Paulo por conta desta variante. Segundo Claudia, o uso de álcool gel, o distanciamento e o uso das máscaras continuam sendo fundamentais para evitar o contágio. “Além da vacinação é importante manter os cuidados que já estão sendo realizados desde o início da pandemia: usar máscara corretamente, higienização constante das mãos e manter o distanciamento social sempre que possível”.

Variante pelo Brasil

O Ministério da Saúde informou que até o momento foram registrados 497 casos da variante Delta no Brasil, o que resultou em 25 óbitos. Os estados que mais registraram casos da nova cepa são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, além do Distrito Federal.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com .

Sair da versão mobile