Surto de Virose no litoral: cuidados e proteção contra a transmissão

Médico alerta para medidas preventivas e sintomas que requerem atenção médica


Por Redacao 019 Agora
Surto de Virose no litoral: cuidados e proteção contra a transmissão

Médico alerta para medidas preventivas e sintomas que requerem atenção médica

Nos primeiros dias de 2025, um surto de virose está causando preocupação, especialmente em regiões do litoral Sul de São Paulo e Santa Catarina. O médico clínico geral Giacomo Gallo Neto, do Vera Cruz Hospital, em Campinas/SP, alerta sobre a necessidade de cuidados redobrados com a higiene, uma vez que a transmissão de pessoa para pessoa pode alastrar o problema. O surto está associado a sintomas como febre, diarreia, náusea e vômitos.

Causas e Investigação do surto de virose

Ainda não se sabe se a infecção é causada por vírus, bactéria ou parasita, mas é certo que o trato gastrointestinal está sendo acometido, resultando em gastroenterite. A suspeita é de que o contato com água ou alimentos contaminados seja a causa do problema. Amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para identificação do microrganismo responsável.

Recomendações de prevenção

Para se proteger, Gallo recomenda:

Duração dos sintomas e grupos de risco

Os sintomas geralmente duram de dois a três dias em pessoas saudáveis, mas podem se prolongar em pessoas com comorbidades. Grupos mais suscetíveis incluem crianças pequenas, idosos e imunossuprimidos, que requerem atenção especial.

Quando buscar ajuda médica

Em casos de sintomas leves, recomenda-se reforçar a hidratação e manter uma alimentação leve. O atendimento médico deve ser procurado se os sintomas persistirem por mais de cinco dias, se houver dificuldade em se hidratar ou se os sintomas piorarem mesmo com boa hidratação.

Sair da versão mobile