Pediatra ensina a diferenciar doenças respiratórias

Sintomas parecidos podem confundir pais e levar pânico às famílias


Por Redacao 019 Agora
Pediatra ensina a diferenciar doenças respiratórias

Pediatra ensina a diferenciar doenças respiratórias

Como diferenciar as doenças respiratórias? Por conta da pandemia de Covid-19, qualquer espirro ou sinal de problema respiratório causa dúvidas e até pânico nas famílias. Como distinguir uma gripe ou alergia da COVID-19?

O pediatra Dr. Paulo Telles, da SBP, conta que, é importante ressaltar que é preciso a avaliação médica para fazer o correto diagnóstico e indicação de conduta a ser adotada em cada caso, seja gripe, resfriado, rinite, Covid-19 ou bronquiolite.

“Infelizmente a maioria dos casos de doenças respiratórias têm seu início muito parecido, o que ressalta ainda mais a necessidade de acompanhamento e afastamento da criança de suas atividades habituais”, diz o médico.

Confira, a seguir, algumas características de cada enfermidade e, em caso de dúvidas, sempre é fundamental consultar o médico de confiança:

“O quadro costuma ser mais grave em bebês menores de 1 ano e, especificamente nos menores de 6 meses, a atenção deve ser maior. Uma característica importante é que no terceiro dia de evolução ocorre piora do quadro.”

Dr Paulo Nardy Telles – CRM: 109.556

Dr. Paulo Nardy Telles

Sair da versão mobile