O leite de vaca e produtos lácteos são fontes de cálcio, vitamina D, fósforo, magnésio e proteínas. Por serem nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos, o consumo da bebida é bastante indicado durante a infância. Porém, quando chega a idade adulta, muitos passam a pensar que o leite torna-se dispensável da rotina alimentar.
Segundo a nutricionista e personal trainer Sol Meneghini, isso não é verdade. Em sua visão, o leite ainda teria espaço de destaque na vida de quem busca uma alimentação saudável.
“O leite e seus derivados compõem parte importante da dieta em países ocidentais. Em geral, é um alimento que tem sido considerado saudável e nutritivo; portanto, mais herói do que vilão, especialmente por seu conteúdo de cálcio. Em teoria, maior aporte de cálcio poderia auxiliar na mineralização óssea e, com isso, reduzir riscos de fraturas e osteoporose na terceira idade”, explica.
Porém, vale destacar que sim, os produtos lácteos podem ser prejudiciais para a saúde de alguns indivíduos.
“A hipersensibilidade a substâncias do leite pode ser uma das causas de doenças como sinusite, ansiedade e até depressão. Nosso organismo fabrica a enzima que ajuda a digerir o açúcar do leite. Se a lactose já vem quebrada, não há motivo para o organismo fabricá-la. Isso pode fazer com que o corpo não produza mais essa enzima, tornando a pessoa, de fato, intolerante ao açúcar do leite. Dessa forma, o leite normalmente é prejudicial para as pessoas com queixas de saúde”, afirma.
Sol elenca os principais motivos que levam pessoas a evitar o consumo de leite de vaca:
Alergia
Cerca de 2 a 3% das crianças com menos de três anos são alérgicas ao leite de vaca. Isso pode causar uma série de sintomas, incluindo erupções cutâneas, vômitos, diarreia e anafilaxia grave.
Intolerância à lactose
Estima-se que 75% da população mundial é intolerante à lactose, o açúcar encontrado no leite. Essa condição ocorre quando as pessoas apresentam deficiência de lactase, a enzima que digere a lactose.
Restrições alimentares
Algumas pessoas optam por excluir produtos de origem animal de suas dietas por razões éticas ou de saúde. Por exemplo, os veganos excluem todos os produtos provenientes de animais, incluindo o leite de vaca, para não contribuírem com a crueldade animal.
Riscos potenciais à saúde
Já outras decidem evitar o leite de vaca devido a preocupações com possíveis contaminantes, incluindo antibióticos, pesticidas e hormônios.
A profissional lista substitutos nutritivos para a bebida. “Leite de gergelim, de amêndoa, de coco, de aveia, de arroz, de castanha-de-caju, de macadâmia, de quinoa. Todos esses são saborosos e benéficos para a saúde do organismo”, completa.
Conhecida como Sol Meneghini, tem 32 anos, baiana do sertão, foi para Aracaju e se tornou advogada, mas não exerce a profissão; Foi atleta Fitness de fisiculturismo e participou de 12 campeonatos nacionais e internacionais, com títulos de campeã brasileira, sul Americana, mundial, Pan Americana, Arnold Classic e 6°lugar universe na Inglaterra.
Ganhou todos os campeonatos, ficando, assim, conhecida no meio Fitness. Tornou-se modelo de marcas Fitness e de biquinis, crescendo ainda seu publico e se tonando influencer. Apresentou programas de TV em Aracaju, Sergipe, sobre Fitness.
Hoje é personal trainer e nutricionista, faz consultoria Fitness on-line e presencial, já atendeu mais de 6 mil pacientes do Brasil e do mundo. Teve câncer em 2014,gravida de gêmeos, perdeu um bebe e ficou com um filho (Dudu), que é autista. curou-se e hoje luta pela causa, ajudando pessoas com autismo do Brasil inteiro. Seu lnstagram e redes sociais ajudam pessoas a se tornarem mais saudáveis, ajudam famílias com crianças especiais e também conectam pessoas com moda, vendas etc.