Ir ao dentista é a única forma de intervir em casos de periodontite
A dentista Luanna Coelho explica como as visitas ao dentista podem ajudar na prevenção contra doenças severas
Assim como as visitas de rotina ao médico, a ida ao dentista também é muito importante, tanto para avaliar o estado de saúde quanto para prevenir doenças que são ocasionadas pela falta de saúde bucal e assim garantir uma vida saudável.
A dentista Luanna Coelho ressalta que a ida frequente ao consultório odontológico pode prevenir o desenvolvimento de várias doenças na cavidade bucal: Câncer de boca, cáries, gengivite, abcessos e doenças sistêmicas como: Cardíacas, diabetes, doenças crônicas, câncer e até mesmo a depressão.
“É recomendável a visita ao dentista a cada seis meses, pois existem algumas doenças cujo sintomas são silenciosos e caso não sejam diagnosticados antecipadamente, podem resultar em problemas gravíssimos”.
Luanna ainda ressalta que o agravamento do covid-19 está muito ligado a doenças pulmonares e que com isso a higiene bucal é fundamental “A boca é uma porta enorme de entrada das bactérias e vírus para dentro do nosso organismo, podendo ocorrer durante a escovação, ao passar o fio dental e durante a alimentação, comprovando ainda mais que a higienização bem realizada pode ser fundamental no quadro de saúde, evitando até mesmo complicações respiratórias e quadros agressivos da doença”.
Ainda segundo a dentista, vários estudos científicos têm comprovado a relação da saúde bucal com a saúde geral “Hoje em dia está se falando muito sobre a higienização das mãos e estão esquecendo a importância da higiene bucal. Um dos estudos publicados pela PubMed associa a periodontite (Inflamação na gengiva) com complicações do COVID-19, podendo resultar até em casos de morte”.
“É importante que as consultas ao Cirurgião Dentista estejam em dia para evitar o desenvolvimento de tártaro e cáries. Lembrando que quem tem periodontite, deve procurar um cirurgião dentista para realizar o tratamento, pois só um Dentista é habilitado para remover essas milhões de bactérias que ficam na cavidade bucal.”
Atualmente, a odontologia está muito avançada em relação a equipamentos, técnicas e materiais, que oferecem conforto ao paciente e a preservação da estrutura dentária sem o medo de sentir dor, trazendo uma experiência totalmente nova.
Sobre Luanna Coelho
Luanna Coelho já percorreu vários locais do Brasil e dos Estados Unidos, exercendo diferentes ofícios para se tornar hoje uma conceituada dentista e gestora.