16 de setembro de 2024

Frente fria em São Paulo exige atenção redobrada com a saúde dos olhos, alerta especialista

Mudanças climáticas favorecem o surgimento de doenças, como conjuntivite alérgica, olhos irritados e vermelhidão. Oftalmologista orienta quais os cuidados devem ser tomados


Por Redacao 019 Agora Publicado 12/08/2024
Ouvir: 00:00
Frente-fria-em-São-Paulo-exige-atenção-redobrada-com-a-saúde-dos-olhos
Mudanças climáticas favorecem o surgimento de doenças, como conjuntivite alérgica, olhos irritados e vermelhidão., Oftalmologista orienta quais os cuidados devem ser tomados

Com a chegada de uma nova frente fria no estado de São Paulo, é importante reforçar os cuidados com os olhos, pois o clima mais seco e frio pode afetar a saúde ocular.

“A mudança climática é extremamente prejudicial para a saúde ocular. No frio, algumas doenças tendem a surgir, como a conjuntivite alérgica, olhos irritados e vermelhidão”, explica o Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos – Hospital de Olhos, em Santa Catarina.


 

“Além de favorecer a concentração de poluentes no ar, provocando alergias, essa variação climática pode causar infecção em pessoas que usam lentes de contato, pois a chuva contribui para o aparecimento de alguns microrganismos na água”, diz Ramalho.

Cuidados com a saúde dos olhos
 

Com isso, alguns cuidados devem ser redobrados nessa variação de tempo. O Dr. Fernando Ramalho explica quais os cuidados devem ser adotados:

  • Para os usuários de lentes de contato, é fundamental adotar medidas específicas para lidar com as variações climáticas, incluindo manter-se bem hidratado, respeitar o tempo de uso e realizar a limpeza adequada das lentes.
  • Ao entrar ou sair de ambientes climatizados, a sugestão é piscar os olhos algumas vezes para melhorar a lubrificação.
  • Agora, mesmo se você não usa lentes de contato, é importante estar atento, pois o olho seco é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas que passam longas horas diante de telas de dispositivos eletrônicos.
  • Assim como nosso corpo necessita de água para se manter hidratado, nossos olhos têm essa mesma necessidade. A hidratação regular dos olhos é uma forma eficaz de prevenir os sintomas do olho seco, especialmente durante os meses mais secos do ano. Porém, é importante consultar seu oftalmologista para saber qual produto deve ser aplicado.
  • Além disso, vale a pena reduzir o tempo de uso de celulares, tablets e computadores, fazendo intervalos regulares durante o uso dessas tecnologias.
  • Óculos de Sol: Use óculos de sol de qualidade para proteger seus olhos dos raios UV, em dias ensolarados e também nublados.
  • Limpeza Adequada: Lave as mãos e evite coçar os olhos para prevenir infecções.