Estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em colaboração com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), estima que 826 milhões de estudantes não têm computador e 706 milhões não têm acesso à internet em casa.
Para a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, os pais não devem limitar a aprendizagem e os estudos apenas pela internet e computador. “Recomendo aos pais que não podemos e não devemos limitar os momentos de estudos apenas no computador e na internet. É preciso usar as nossas funções executivas para elaborar atividades multisensoriais com intencionalidade para desenvolver habilidades visuais e auditivas, estimular as funções cognitivas e amadurecer as bases psicomotoras.”
Segundo Lidiane, os pais precisam aproveitar esse momento da quarentena para se aproximar mais dos filhos. “Sugiro aos pais que na rotina que estão elaborando, separarem momentos familiares, para enaltecerem os vínculos afetivos e familiares. Aproveitarem que o ritmo diminuiu e estão em casa para ficarem alguns minutos brincando com as crianças.”
De acordo com a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, para desenvolver melhor o cérebro, os pais devem mudar o jogo ou mudar a forma de jogar. “Sempre nos cursos e nas palestras, alerto aos pais e professores que podem brincar com o mesmo jogo todo dia, não precisa mudar a brincadeira ou brinquedo. O que precisa fazer é incluir novas regras, mudar o cenário, ou seja brincar diferente. O nosso cérebro gosta de ser desafiado. Precisamos tirar as crianças da zona de conforto.”
“Para estimular mais ainda o nosso cérebro, é interessante criar uma rotina multisensorial. Trabalhar todos canais sensoriais, ampliando a percepção das crianças. Devemos trabalhar o tato, paladar e o olfato” finaliza Lidiane Leite.
Pensando em desenvolver as crianças fora da tecnologia, a neuropsicopedagoga Lidiane Leite separou algumas brincadeiras para estimular o cérebro das crianças.
01- Desembrulhar objetos com papel alumínio
A criança deve desembrulhar o brinquedo. No momento em que ela desembrulha o papel alumínio, ela está trabalhando a coordenação motora fina.
02 – Ache o par das meias iguais
Coloque 6 meias diferentes ( tamanho e cor ) misturadas. A criança vai ter que localizar as iguais e separar os pares. Essa brincadeira está trabalhando as habilidades visuais.
03- Circuito Maluco
A criança vai ter que fazer um circuito pelo ambiente. Nesse circuito, ela pode engatinhar, rastejar, saltar e rolar. Também pode passar por baixo da mesa, contornar cadeira e muito mais. O objetivo é trabalhar as bases psicomotoras da criança.
04- Amassando papel
Pegar todas as folhas já utilizadas, revistas e jornais velhos que têm em casa e pedir para que a criança amasse até fazer uma bola. Ela precisa encher a lata de lixo com muitas bolinhas. Amassar e rasgar papel fortalece os dedos e ajuda na coordenação motora fina.
05- Cadê o objeto?
Coloque 5 objetos em cima da mesa e peça para que ela olhe e grave os objetos. A criança fecha os olhos e você retira um objeto. A criança vai ter que descobrir qual objeto foi retirado.
06 – Que parte é essa ?
De olho fechado, a criança vai ficar sentada e você deverá tocar uma parte do corpo dela. Nesse momento ela vai ter que descobrir qual parte do corpo humano você tocou. A criança precisa ter noção do próprio corpo.
07- Que objeto é esse ?
Dentro de uma bolsa ou mochila coloque objetos e peça para que a criança descubra qual é o objeto, apenas tocando dentro da bolsa sem olhar e sem tirar de dentro da bolsa.
08 – Atividade Culinária
Leve a criança para cozinha e durante a realização de uma receita, faça ela sentir novos aromas e novos sabores. Cozinhe com ela, aproveite esse momento para trocar carinho e afeto.
09- Sequência de sons
Você vai fazer 3 sons e a criança com olhos fechados vai ter que memorizar. Depois ela vai abrir os olhos e terá que repetir a sequência. Exemplos de sons: Assoviar, bater palmas, bater panelas, balançar um molho de chave, abrir a porta do armário. Fazendo essa atividade você vai estimular as habilidades auditivas.
10 – Qual o nome do objeto?
Separe 5 objetos e peça para ela dizer o nome e para que serve. Criança precisa saber nomear os objetos. Essa brincadeira vai ajudar ampliar o vocabulário.