Alimentação é aliada no combate a doenças que atingem 74% da população brasileira

Livro gratuito de receitas saudáveis foi elaborado por um grupo de nutricionistas que pretende contribuir com sugestão de padrões alimentares mais saudáveis, essenciais na redução de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, respiratórias e cânceres


Por Redacao 019 Agora
Alimentação é aliada no combate a doenças que atingem 74% da população brasileira

Livro gratuito de receitas saudáveis foi elaborado por um grupo de nutricionistas que pretende contribuir com sugestão de padrões alimentares mais saudáveis, essenciais na redução de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, respiratórias e cânceres

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – acaba de lançar a primeira edição de um e-book com receitas amigas do coração e que podem ser preparadas por cardiopatas ou pessoas que tenham algum fator de risco cardiovascular, como hipertensão, colesterol elevado ou diabetes, por exemplo. O livro contempla vários pratos, que podem ser feitos em casa nesses dias de isolamento social por conta da covid-19, como: Antepasto de cebola e feijão fradinho, Bolo de banana com nozes e canela, Nhoque de cará ao sugo, Pão caseiro com ervas finas, Polvo grelhado, Quibe vegetariano assado recheado com cenoura e abobrinha, Salmão vapt vupt, entre outros tantos.

Recentemente a SOCESP encaminhou um documento ao Ministério da Saúde com propostas para o Plano de Ação e Estratégias para a Prevenção da Mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT e um tópico inteiro estava relacionado à alimentação saudável. “Pouco adianta a rotulação e as informações sobre restrição de gorduras saturadas e trans nas embalagens de alimentos industrializados, se durante o preparo estes componentes forem utilizados sem controle”, esclarece a diretora de Promoção e Pesquisa da SOCESP, Maria Cristina Izar, que assina o documento encaminhado ao Ministério, juntamente com o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira. “É preciso atuar em cardápios de lanchonetes e restaurantes para que informem o modo de preparo dos alimentos e seus componentes. As pessoas também precisam ficar atentas ao elaborar os pratos em casa”, completa a cardiologista.

As DCNT representam 74% das mortes no Brasil, segundo o Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, elaborado por cardiologistas de todo o país. E as doenças cardiovasculares são a principal causa entre elas com cerca de 400 mil óbitos/ano, com destaque para o infarto e o acidente vascular cerebral, que ocupam o primeiro e segundo lugares, respectivamente, impactando em 85% das mortes dentro das DCVs. “A nutrição tem papel importante nesse cenário ao propor padrões alimentares mais saudáveis e não valorizar alimentos individualmente. A abordagem tem sido mais racional na prevenção cardiovascular, ao adequar o consumo calórico, a inclusão de grãos, frutas e hortaliças e a redução de carboidratos refinados, alimentos ultraprocessados, priorizando as gorduras mais saudáveis, em detrimento das saturadas e trans”, orienta o diretor responsável pelos departamentos multiprofissionais da SOCESP, Otávio Rizzi Coelho Filho.

 A diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP, Valéria Machado, lembra que inúmeras evidências científicas reforçam a necessidade urgente de ações preventivas iniciadas nos primeiros anos e mantidas ao longo de toda a vida. “A adoção de um estilo de vida saudável, livre de tabagismo, com reduzido consumo de álcool, associado a uma rotina de exercícios físicos têm sido os pilares de todas as políticas públicas voltadas à manutenção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares”, afirma e ainda completa: “a dieta exerce papel singular tanto por sua capacidade em promover saúde, mas também por contribuir para o desenvolvimento de múltiplos fatores de risco para as doenças do coração”.

Valéria Machado destaca que a alimentação saudável precisa ser rica em alimentos in natura, com menos sal, gorduras saturadas e aditivos alimentares. O Departamento de Nutrição da SOCESP reuniu sócios e convidados que indicaram as receitas do livro “Nutrindo Corações – um resgate culinário com sabor de saúde”, que é gratuito e disponível no site da Sociedade.

A publicação tem a participação especial do chef João Alcântara, que morou em Barcelona e é dono do restaurante Boteco Fogo, junto com o jogador de futebol Daniel Alves. “Uma alimentação saudável precisa ter muito sabor e aqui as pessoas irão encontrar. Este e-book serve como ponto de partida para uma jornada cheia de sabores, cheiros, cores e muita saúde”, finaliza.

Sair da versão mobile