22 de dezembro de 2024

Sete tendências das redes sociais para impulsionar os pequenos negócios em 2025

Consultora de negócios do Sebrae-SP elencou o que deve se destacar nas redes no próximo ano


Por Redacao 019 Agora Publicado 21/12/2024
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Sete tendências das redes sociais para impulsionar os pequenos negócios em 2025
Consultora de negócios do Sebrae-SP elencou o que deve se destacar nas redes no próximo ano

As redes sociais transformaram a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Neste cenário, os pequenos negócios devem acompanhar as principais tendências para se destacarem no cenário digital e conseguirem bons resultados. Em 2025, o Instagram e TikTok, duas das maiores redes sociais atualmente, devem promover interações mais profundas e estratégicas – e as empresas precisam conseguir se adaptar a essa realidade.

Sete tendências das redes sociais para impulsionar os pequenos negócios

Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Silmara Regina de Souza, as tendências para 2025 incluem, ainda, o uso de tecnologias mais avançadas, como realidade aumentada, inteligência artificial e automação, que podem ser aproveitadas mesmo nas pequenas empresas. Além disso, o público deve valorizar cada vez mais a autenticidade das marcas e a criação de comunidades.

Confira sete tendências das redes sociais para impulsionar os pequenos negócios, de acordo com a consultora.

  1. Realidade aumentada e virtual: Conforme Silmara, experiências imersivas ganharão força, permitindo que marcas criem eventos virtuais e lojas interativas para engajamento mais profundo com os consumidores. Essa tendência deve se consolidar cada vez mais ao longo do próximo ano.
  2. Inteligência artificial e automação: As ferramentas baseadas em IA não apenas personalizarão o conteúdo, mas também otimizarão campanhas e análises em tempo real, conforme a consultora. “A automação inteligente pode aprimorar o atendimento ao cliente, enquanto ferramentas generativas permitirão a produção rápida e criativa de conteúdo. Porém, é preciso cuidado para não gerar uma “comoditização” do conteúdo. A autenticidade será cada vez mais valorizada pelos seguidores”, explica.
  3. Conteúdo efêmero e vídeos verticais: Assim como já vem acontecendo, os formatos populares dos stories e TikTok permanecem em alta no próximo ano. “Os vídeos curtos e dinâmicos continuarão dominando as estratégias de conteúdo. O desafio é passar a mensagem em poucos segundos e reter a atenção do seguidor.”
  4. Social Commerce: A integração entre redes sociais e e-commerce se consolidará, segundo Silmara. “Funcionalidades de compra direta permitirão uma experiência de consumo fluida, aumentando a importância das redes sociais como canal de vendas. Nesse contexto, o TikTok se destaca pois está investindo cada vez mais em recursos que possibilitem a compra na plataforma.
  5. Comunidades: Mais uma tendência para o próximo ano é a conexão de pessoas com os mesmos interesses, formando comunidades. Essa construção de grupos deve se fortalecer, conforme a consultora.
  6. Foco em conversação: Conforme Silmara, o Instagram está investindo cada vez mais em conversas, lançando recursos e aprimorando as “DMs” (mensagens diretas) para incentivar os usuários a se manterem dentro da rede. “Nesse sentido, o marketing conversacional, que é aquele que usa estratégias focadas em conversas para vender, ganha cada vez mais espaço”, argumenta.
  7. Autenticidade: “Os influenciadores serão impulsionados a revisitar suas formas de comunicação, saindo da “publi” tradicional e indo para uma abordagem mais próxima do público e realista. O conteúdo, inclusive da publicidade, deverá ser mais significativo e impactante.”

O Sebrae-SP pode ajudar

O Sebrae-SP promove consultorias, palestras e cursos voltados a pequenas empresas que abordam as tendências das redes sociais e como se adaptar. Além disso, os pontos de atendimento também oferecem auxílio na estruturação do negócio, conectando empresários a soluções práticas e acessíveis que transformam desafios em oportunidades de crescimento.

Os empreendedores podem buscar informações em qualquer ponto de atendimento do Sebrae-SP na região. Veja os endereços no link