Com o anúncio nesta segunda-feira (28) pelo Governo do Estado da transformação de mais 20 Ciretrans em Poupatempo, um total de 152 unidades já foram autorizadas a funcionar nesse novo formato. O plano de expansão dos Poupatempos com os serviços do Detran.SP agregados começou a ser implantado em agosto de 2020, já durante a gestão de Neto Mascellani à frente do Detran.SP, que amanhã (29) completa um ano.
Deste total, 82 já foram implementados e 70 estão em processo de instalação. Apenas neste último mês foi autorizada a integração de 70 Ciretrans às novas unidades do Poupatempo, que atenderão 5,8 milhões de pessoas. O investimento total do Governo do Estado nesses postos é de R$ 11,5 milhões.
No anúncio de hoje, feito pelo Governador João Doria, as 20 novas unidades beneficiarão 1,3 milhão de habitantes dos municípios atendidos, com investimento do Estado estimado em R$ 3 milhões.
“Obrigado Neto, presidente do Detran. Grande parceiro, rápido e objetivo. É o Detran mais moderno da história e o mais limpo registrado em São Paulo. Detran que no passado já foi sinônimo de corrupção hoje é símbolo de eficiência. Uma mudança de estado transformadora”, afirmou João Doria, Governador do Estado de São Paulo.
“Estamos celebrando com o Poupatempo a boa política em parceria com as prefeituras. Cada um destes postos vai ser instalado graças ao apoio das prefeituras, que vão poder incluir os serviços municipais nesses Poupatempos de última geração”, afirmou Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.
“Este novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta de serviços ao cidadão. Com isso, é um Poupatempo completamente diferente daquilo que conhecemos, porém, mantendo a qualidade e satisfação do cliente. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca do Governo João Doria”, afirma Neto Mascellani.
“Com os anúncios de hoje, o Poupatempo já está autorizado a chegar em mais 70 cidades, oferecendo comodidade e segurança à população, que poderá contar com atendimento de excelência em um só lugar”, disse André Arruda, Presidente da Prodesp.
As implantações serão viabilizadas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura mais moderna e tecnológica, proporcionando segurança e comodidade. O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nas unidades inauguradas nesta gestão em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.
Entre os serviços oferecidos, além do Detran.SP, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras, facilitando ainda mais a vida do munícipe, que precisa se deslocar menos para cumprir com suas obrigações.