E-social e as obrigatoriedades para envio de dados ao governo

A partir de janeiro de 2023 começaram efetivamente as fiscalizações do e-Social e consequentemente as possibilidades de multas.


Por Dino
E-social e as obrigatoriedades para envio de dados ao governo

A partir de janeiro de 2023 começaram efetivamente as fiscalizações do e-Social e consequentemente as possibilidades de multas. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O e-Social tem como objetivo unificar e administrar os dados enviados pelas empresas brasileiras, com informações trabalhistas e previdenciárias relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

Sendo assim, as organizações devem priorizar soluções e estratégias para eliminar ou minimizar os riscos nos ambientes de trabalho. Principalmente para não terem impactos com adicionais de insalubridade, periculosidade e custeio para a aposentadoria especial.

O Brasil, por se tratar de um país de grande extensão territorial, tem deficiência na quantidade de fiscais trabalhistas e previdenciários, para fiscalizar todas as empresas do território nacional, acarretando ineficiência na fiscalização das normas e leis.

E-SOCIAL

Na plataforma digital, e-Social, a empresa passa a ser fiscalizada automaticamente quando é aberta e devidamente cadastrada com as informações pertinentes.

Para a atualização das empresas que não estão alinhadas com o sistema, é importante o envolvimento de consultorias que façam a gestão de saúde e segurança do trabalho.

Assim, é fundamental que elas sejam orientadas com ações para eliminação ou minimização dos riscos ocupacionais, através de documentações e tratativas necessárias. Para que, desse modo, não surjam surpresas, como, por exemplo, multas e sanções.

É fundamental que a gestão de saúde e segurança das empresas esteja sendo executada corretamente.

A Dual Saúde é uma empresa especializada em gestão e consultoria em saúde ocupacional. A Dual tem clínicas próprias pelo estado do Rio de Janeiro e uma rede de clínicas credenciadas pelo Brasil.

Sair da versão mobile