7 coisas que os cães detestam
Saiba como melhorar a relação com seu pet
Para ter uma relação mais saudável e feliz com seu cão, é importante entender quais comportamentos humanos eles detestam. Confira 7 coisas que os cachorros não gostam e saiba como mudá-las para melhorar sua convivência.
7 COISAS QUE OS CÃES DETESTAM (E OS HUMANOS ADORAM)
- Deixá-los sozinhos por muito tempo
Por serem animais sociais, os cachorros não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. É recomendável diminuir o tempo que eles ficam sem a companhia de humanos. Para isso, pode-se treiná-los para criar uma maior independência e fazê-los entender que o tutor sempre volta.
- Banhos excessivos
Os cachorros não gostam muito de banhos e, se forem feitos em demasia, gostam ainda menos. É importante lembrar que os pets não têm as mesmas necessidades que nós e não devemos antropomorfizar a relação com eles.
- Contato físico excessivo
Contatos físicos sem parcimônia também podem ser bastante incômodos para os cães. É importante tocar o cachorro apenas quando ele pede esse toque. - Privação da percepção do ambiente
O olfato é o sentido primário dos cães para perceber o mundo e cheirar objetos é muito importante para eles. Privá-los de cheirar superfícies, locais ou até mesmo fezes pode ser algo que eles não gostem. Os cachorros utilizam o olfato para se sentir seguros, localizar bem como reconhecer o ambiente.
ACESSE A SESSÃO PET DO 019AGORA
- Secadores de cabelo
Os secadores de cabelo são necessários para secar o animal, mas o barulho e a temperatura do dispositivo, quando aplicados de forma errada, podem ser bastante desagradáveis ao animal. É recomendado, no entanto, que banho e secagem sejam feitos por profissionais especialistas.
- Perfumes
Os cães normalmente não gostam dos perfumes usados em sua higiene. Eles têm um olfato mais sensível e outras preferências em relação a odores, então os perfumes que agradam aos humanos podem ser desagradáveis para os pets.
- Brigas e punições
Gritar com o animal e decidir puni-lo por um comportamento não aceito pode frustrá-lo e deixá-lo confuso, sem entender o que está acontecendo. Assim, é importante entender o comportamento do pet e tentar antecipar aquele comportamento, ensinando pelo reforço positivo.
Entender os motivos pelos quais os cães se incomodam com alguns comportamentos humanos pode ser, portanto, a chave para uma relação mais tranquila. Assim, respeitar os limites e necessidades dos pets é fundamental para estabelecer uma convivência saudável e feliz.