Bombeiros confirmam 3 mortes entre os soterrados em Altinópolis
Dos 10 bombeiros civis soterrados, um foi resgatado com vida até o momento; 6 ainda permanecem desaparecidos
O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmam 3 mortes entre os soterrados que participavam de um treinamento na gruta Duas Bocas em Altinópolis (SP).
O desabamento aconteceu na manhã deste domingo (31) e soterrou ao menos 10 pessoas de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Conforme informou a corporação, havia um grupo de 28 no local no momento do acidente.
As vítimas são duas mulheres e um homem conforme informou o tenente coronel da Polícia Militar e coordenador regional da Defesa Civil, Rodrigo Quintino.
A PM, entretanto, ainda não revelou a identidade das vítimas.
O Corpo de Bombeiros informou que dos 10 soterrados resgatou apenas uma pessoa com vida. Assim, seis ainda permanecem desaparecidos.
Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar presas.
As vítimas socorridas foram encaminhadas ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis e logo após os primeiros socorros já receberam alta.
Logo depois da chegada das equipes locais a Secretaria de Segurança Pública montou uma força-tarefa para atuar no resgate com 20 viaturas e 75 bombeiros.
Um posto de trabalho unificado auxilia os trabalhos na Gruta Duas Bocas, que fica perto da Gruta Itambé, igualmente conhecido ponto turístico na cidade.
O major Rodrigo Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, disse ainda que 14 homens trabalham exclusivamente na gruta.
As fortes chuvas que atingem a região desde a tarde de sábado (30) dificultam ainda mais o salvamento
O governador João Doria (PSDB) afirmou pelas redes sociais que acompanha o resgate.
NOTA DO GOVERNO DE SP SOBRE O ACIDENTE DE ALTINÓPOLIS
“O Governo do Estado de São Paulo montou uma força-tarefa para resgatar as pessoas que ficaram presas na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, em razão de um soterramento.
As primeiras informações apontam que 26 pessoas estavam no local no momento do acidente.
Desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no atendimento e salvamento das vítimas.
Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho.
Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas.
Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial. Até o momento, cinco vítimas foram socorridas aos serviços médicos da região.“