O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, entrou em erupção neste domingo (19) após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica, anunciaram as autoridades locais.
O vulcão expeliu grandes colunas de fumaça, cinzas e lava, de acordo com as primeiras imagens transmitidas ao vivo pela televisão pública espanhola por volta das 16h30 (11h30 no horário de Brasília).
El presidente regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, afirmou que foi uma sorte a erupção ter acontecido em uma área despovoada na ilha de 80 mil habitantes.
O governo local, que tinha começado a evacuar antecipadamente pessoas doentes nas áreas habitadas próximas ao vulcão, enviou um comunicado para que os moradores redobrem as precauções e se mantenham longe da área e das estradas.
Cinco abrigos estão recebendo a população local, e soldados foram deslocados para ajudar na operação.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete.
Segundo comunicado do serviço de imprensa do governo espanhol, Sánchez adiou a viagem prevista para Nova York, para participar da Assembleia Geral da ONU, “e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos.
O Cumbre Vieja ficou em alto nível de alerta por uma semana devido ao aumento da atividade sísmica na ilha.
Desde sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou vários milhares de terremotos de baixa intensidade, de magnitude até 4, na área do vulcão.
A erupção começou na área de Cabeza de Vaca, em El Paso, informou o governo local da ilha.