Palmeiras bate o Grêmio de virada no Brasileirão
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 52 pontos e pulou para o segundo lugar no Brasileiro

O Palmeiras começou outubro enfrentando críticas pelo futebol apresentado e distante do líder do Brasileirão. Poucas semanas depois, a equipe termina o mês saboreando a quarta vitória em 4 jogos e na vice-liderança.
A boa sequência permite ao time de Abel Ferreira voltar a sonhar com o título.
Neste domingo (31), o Verdão venceu o Grêmio por 3 a 1, de virada, em partida movimentada e nervosa em Porto Alegre. Após o jogo, torcedores gremistas invadiram o campo e danificaram a cabine o VAR.
A equipe gaúcha, em penúltimo na tabela, vive um drama no Brasileiro.
Assim, o Palmeiras chegou aos 52 pontos e pulou para o segundo lugar no Brasileiro.
A nove rodadas do fim, a equipe diminuiu para sete pontos a diferença em relação ao líder Atlético-MG, que tem um jogo a menos e foi derrotado pelo Flamengo neste sábado (30).
O JOGO
Raphael Veiga, autor dos 2 gols palmeirenses, foi o destaque do jogo.
Além disso, a partida foi especial também para o técnico Abel Ferreira, que completou um ano no Verdão neste sábado.
O técnico tem contrato até o fim de 2022 e tem no currículo os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Bem como ficou com os vices da Supercopa, Recopa Sul-Americana e Paulista.
Contra o Grêmio, Ferreira escalou Gustavo Scarpa na equipe titular. Líder de assistências em 2021, o meia entrou no lugar do atacante Luiz Adriano, que enfrenta má-fase.
A mudança, enfim, surtiu efeito. Primeiramente, Scarpa acertou a trave em cobrança de falta. Durante toda a partida ele foi um dos mais participativos e deu trabalho à zaga adversária pelo lado direito.
Foi o Grêmio, entretanto, que abriu o placar ainda. Douglas Costa aproveitou falha de Marcos Rocha, ganhou a jogada e cruzou para Diego Souza empurrar para as redes aos 9 minutos.
Assim, quando a equipe tinha a vantagem no placar, o atacante gremista quase marcou o segundo em cabeceio que obrigou Weverton a fazer ótima defesa.
A VIRADA DO VERDÃO
Contudo, a virada palmeirense aconteceu ainda no primeiro tempo. Thiago Santos cometeu erro infantil em cima de Marcos Rocha aos 42 minutos.
A penalidade foi, então, convertida por Raphael Veiga. Aos 49 minutos, ele fez o segundo em chute forte de fora da área.
No intervalo, Vagner Mancini foi reclamar com o árbitro e então recebeu cartão amarelo.
A equipe gaúcha está em penúltimo lugar, com 26 pontos, e, dessa forma, vive situação delicada.
No fim do jogo, o drama aumentou após Elias balançar as redes, mas ver o gol ser anulado pelo VAR, por impedimento.
A frustração aumentou ainda mais quando, minutos depois, Breno Lopes fez o terceiro do Palmeiras.
O Verdão volta a campo contra o Santos, no domingo (7), na Vila. Um dia antes, o Grêmio enfrenta o Internacional, no Beira-Rio.
PALMEIRAS 3 x 1 GRÊMIO
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Kannemann, Geromel e Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Villasanti (Campaz) e Jean Pyerre (Jhonata Robert); Douglas Costa, Alisson (Churín) e Diego Souza (Elias Manoel). T.: Vagner Mancini
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo), Raphael Veiga (Breno Lopes), Dudu (Luiz Adriano) e Scarpa (Wesley); Rony (Danilo Barbosa). T.: Abel Ferreira
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público e renda: 14.207 presentes; R$ 650.212
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Junior (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Cartões amarelos: Kannemann, Jean Pyerre, Thiago Santos, Alisson e Vagner Mancini (técnico, GRE); Felipe Melo e Luan (PAL)
Gols: Diego Souza (GRE), aos 9′, e Raphael Veiga (PAL), aos 45′ e aos 49’/1ºT; Breno Lopes (PAL), aos 49’/2ºT