Programa Jovens Embaixadores celebra 20 anos com evento em SP
Edição de 2022 levará 50 jovens aos EUA em julho

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com USBEA Brasil e Grupo +Unidos, vão reunir em São Paulo, de 28 de junho a 1 de julho, cerca de 200 jovens brasileiros que já participaram, ou estão prestes a participar, do programa de intercâmbio Jovens Embaixadores, para uma série de atividades, palestras e workshops.
PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES
Criado em 2003, o programa leva jovens da rede pública de ensino médio, com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social para os EUA por três semanas.
Em Washington D.C., os jovens participam de oficinas sobre liderança, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo dos EUA.
Em seguida, o grupo viaja para diferentes cidades nas quais participa de atividades relacionadas ao tema do programa. Dentre eles, justiça social e inclusão, projetos de empreendedorismo jovem, apresentações sobre o Brasil e fortalecimento do perfil de liderança.
“Este programa é a ‘menina dos olhos’ da Embaixada e Consulados dos EUA. Criado no Brasil há 20 anos, foi replicado em vários outros países ao redor do mundo. É emocionante acompanhar a transformação desses jovens ao longo dos anos”, disse o encarregado de Negócios dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.
698 JOVENS BRASILEIROS JÁ PARTICIPARAM DO PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES
O Jovens Embaixadores tem como alvo jovens empreendedores sociais que, por iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e promovem o bem-estar social. Desde a sua criação, 698 jovens brasileiros já participaram do programa.
Este ano, a seleção contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do DF. Serão 50 jovens que viajam aos EUA do dia 1 a 18 de julho.
Você pode acessar a lista completa de selecionados desta edição no link.
Além das reuniões preparatórias para a viagem, o grupo será recebido na residência oficial do cônsul-geral dos EUA em São Paulo, David Hodge.
A expectativa é que o programa de 2023 aconteça em janeiro. Caso isso se confirme, as inscrições serão abertas em agosto no site do programa.
O Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA. Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNC.