Procon-SP notifica Shopee sobre legitimidade de produtos do e-commerce

Fernando Capez, diretor do órgão, cobra explicações da empresa sobre venda de produtos contrabandeados ou falsificados


Por Redacao 019 Agora
Fernando Capez solicita informações da empresa Shopee para verificar possíveis irregularidades

Fernando Capez solicita informações da empresa Shopee para verificar possíveis irregularidades

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP notificou a Shopee na última semana, pedindo esclarecimentos sobre a autenticidade e a origem de produtos oferecidos aos consumidores no site e aplicativo da marca.

Segundo Fernando Capez, diretor do órgão de defesa do consumidor, o objetivo é garantir que os itens vendidos na plataforma são legítimos.

“A Shopee deverá explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados vendidos aos consumidores. A partir dessa notificação, eles ficam cientes de que é possível que sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto”, disse Capez.

Procon-SP também solicita informações sobre regularidade dos parceiros, política de promoções e tratamento de dados

Fernando Capez afirmou que foi solicitada a documentação comprovando a regularidade comercial, fiscal e tributária das empresas cadastradas na plataforma. A empresa Shopee também deve demonstrar os critérios promocionais, de cupons e frete. O objetivo é entender como funciona o processo de transparência na divulgação e se os clientes ficam sabendo dos prazos aplicáveis para as promoções.

Além disso, foi pedido esclarecimento sobre o acesso à plataforma, seja via site ou aplicativo, se esse acesso é condicionado ao uso de login e senha pessoais e intransferíveis, o tratamento dado às informações fornecidas pelos consumidores e procedimentos usados para atualizações ou correções.

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