Expolux supera expectativas em 2022 e celebra boa fase do setor
Além de economia, segurança, estética e sustentabilidade, o uso inteligente da iluminação também está associado à qualidade de vida, despertando o olhar dos profissionais do setor para novas soluções. Essa abordagem direcionou diversas discussões na 17ª edição da Expolux, realizada entre os dias 2 e 5 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. A edição deste ano recebeu mais de 16 mil visitantes de diversos países, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Estados unidos, China, Portugal, México e Canadá.
“Precisamos entender de luz, mais do que de luminárias. Compreendendo o ciclo, suas características e possibilidades, identificaremos a luminária adequada, o tipo de LED que será utilizado no projeto e as tecnologias ideais para o dia e para a noite. É fácil obter isso atualmente, pois o leque de opções é muito grande”, disse Ruy Soares, doutorando e mestre em tecnologia da arquitetura pela FAU-USP, na palestra Luz e Saúde, uma das atrações do evento.
O especialista, que desenvolve pesquisas sobre os impactos da iluminação para a vida, falou da diferença de espectros e do emprego correto das luzes para não comprometer hormônios como cortisol e melatonina e, assim, não impactar no ciclo circadiano de pessoas em diferentes faixas etárias.
Números
Organizado pela RX, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), o evento de negócios contou com mais de 200 marcas expositoras. Na parte de conteúdo, foram 15 horas de apresentações com 22 palestrantes, sendo 14 nacionais e 8 estrangeiros, em parceria com a International SSL Alliance (ISA). Já em negócios, foram realizadas 60 reuniões, sendo que 88% dos encontros têm expectativa de continuidade nos próximos 3 meses.
Conteúdos
Além do espaço expositivo, a Expolux foi palco do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled) que proporcionou uma ampla jornada de conhecimento e atualização com palestras sobre tecnologia, tendências, criatividade, bem-estar, saúde e sustentabilidade, além do II Fórum Brasileiro de Iluminação Pública, reunindo gestores públicos, lighting designers, engenheiros, arquitetos, decoradores, lojistas especializados e varejistas.
Outra atração foi a Mostra Design de Luminárias, com a exposição das peças para ambientes internos, externos, públicos e industriais, vencedoras do 8º Prêmio ABILUX Design de Luminárias.
Para Roberto Saheli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), “a 17ª Expolux foi realizada de forma seletiva, apresentando novidades alinhadas às atuais tendências. Glamour e matérias-primas amigáveis ao meio ambiente, como madeira e fibras naturais, foram destaques. Ouvimos dos expositores que a edição surpreendeu, o número de visitantes qualificados superou as expectativas, assim como os inúmeros negócios efetivados no período”, disse.
Expositores
Uma das marcas que ultrapassaram suas metas de negócios foi a Ilunato. Expondo pela primeira vez, a empresa trouxe 42 lançamentos. “O resultado foi excelente, pois tínhamos uma meta de R$ 300 mil para fechamento de vendas e alcançamos R$ 1 milhão no primeiro dia do evento”, revelou Alberto Biancalana, lighting designer e proprietário.
Também sucesso de negócios, a Germany, empresa da Blumenau Iluminação, especialista em iluminação externa, trouxe a ambientação de um jardim para o seu estande e teve resultados além do esperado, incluindo tratativas com players internacionais. “Fechamos negócios com clientes do Chile, Uruguai e Paraguai. Eu diria que superamos as expectativas em 300%”, contou Marcelo Paulino, gerente nacional.
Com atendimento a clientes nacionais e internacionais, a Taschibra promoveu o lançamento de campanhas e trouxe produtos que já existem no mercado, mas com novas tecnologias, como os painéis e a linha smart. “O movimento no estande foi além do que esperávamos, em torno de 20% acima das nossas expectativas”, explicou Afonso Schreiber Neto, diretor comercial da companhia.
Outra que se destacou em negócios foi a Alloy Iluminação. “É uma feira que não fazíamos há muitos anos e nos surpreendemos, talvez pelo tempo de estarmos ausentes e composição de produtos que nós apresentamos. Acreditamos que foi muito interessante para o público em geral”, disse Alvaro Buzaid, CEO da empresa.
Os depoimentos de outros expositores podem ser conferidos em https://bit.ly/3QuEUri
Website: http://www.expolux.com.br