Forte clarão no céu impressiona moradores em Goiás
Um forte clarão no céu impressionou moradores em Goiás na noite desta sexta-feira (14). O fenômeno chamado de bólido, que é uma rocha que entra na atmosfera da Terra, foi registrado por um casal de Goiandira.
Outros moradores da região, em Goiás, também contam que avistaram o forte clarão que foi seguido por uma explosão com um grande barulho.
CLARÃO NO CÉU TAMBÉM FOI REGISTRADO EM OUTROS LUGARES DO BRASIL
O fenômeno também foi visto em outros locais do Brasil. Registros no interior de Minas Gerais e em São Paulo circulam nas redes sociais.
Pesquisadores do Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) e do Observatório de Astronomia de Patos de Minas confirmaram que a queda do “meteoro” se trata do mesmo fenômeno que gerou o clarão registrado por moradores de Goiás.
NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO SE O METEORO CHEGOU AO SOLO
Segundo o professor Carlos Alberto Palhares, do Observatório Zenite de Monte Carmelo (MG), o fenômeno pôde ser visto também na cidade. “Foi brutal, foi enorme”, disse ele, que afirmou não ser algo que se vê todo dia, mas que acontece com certa frequência.
“É comum [a queda de meteoros], mas não nessa magnitude e com possibilidade de fragmento no solo”, completou Ivan Soares, operador da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e responsável pelo Observatório IDS, em Pato de Minas (MG).
Soares afirma que ainda não tem confirmação se o meteoro registrado nesta sexta, de fato, chegou ao solo, mas “tem grandes chances”. “É algo difícil de a gente comprovar se ele caiu em área não habitada”. Segundo ele, há equipes estudando o fenômeno.
Uma triangulação preliminar aponta que o meteoro entrou na atmosfera na altura das cidades de Santa Juliana e Perdizes, mas ele pôde ser visto até mesmo em algumas cidades do interior de São Paulo, de Goiás e Brasília, afirma.
Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o fenômeno. “A cena é muito do filme ‘Não Olhe Para Cima’, sem brincadeira”, comentou uma usuária no Twitter. “Foi uma queda ou uma aterrissagem? Suspeito, muito suspeito”, comentou outro.