Quais são os 5 cuidados essenciais com seu carro durante o verão? Será que você e o seu carro estão preparados para enfrentar as altas temperaturas da época mais quente do ano?
Dias com muito calor – e todos fatores que isso desencadear – podem ser bastantes prejudiciais para o funcionamento e a conservação do seu veículo.
Isso pode te deixar em situações desconfortáveis, quando o carro acaba te deixando na mão por causa de algum tipo de falha mecânica ou elétrica. Além disso, também pode te fazer gastar bastante dinheiro em consertos de última hora.
Foi pensando nisso que preparamos esta lista com os 5 principais cuidados que você deve ter com o seu carro durante o verão.
- Carro: ter ou usar? Uma mudança de comportamento está em curso
- Calibragem dos pneus garante mais segurança e bom desempenho do veículo
- Startup lança aluguel de carro elétrico em São Paulo
CONFIRA 5 CUIDADOS ESSENCIAIS COM SEU CARRO DURANTE O VERÃO
1 – Proteção ao exterior do veículo
Obviamente, a parte de fora do carro é a mais exposta aos raios solares e massas de ar quente. Isso também a torna o elemento com mais possibilidade de deterioração.
Dentre os componentes prejudicados, podemos citar a pintura da lataria, os pneus e também a temperatura interna.
A solução mais indicada é evitar deixar o carro sob o sol quente ao estacioná-lo em uma garagem ou qualquer outro ambiente coberto.
Se isso não for uma opção e você precisar estacionar em um local aberto, o uso de uma capa de carro é uma boa maneira de proteção.
Polir o carro com cera também é uma das recomendações. Ao encerar toda a área externa a cada 6 meses, você consegue diminuir o impacto e a absorção dos raios UV e também de partículas de sujeira.
2 – Borrachas dos vidros e pára-brisa
Quando expostas durante muito tempo ao sol e ao clima seco, as borrachas das janelas do carro tendem a ressecar facilmente.
O resultado disso é que os vidros não ficam completamente vedados nem mesmo quando estão fechados. Portanto, se cair aquela chuva, as chances de entrar água dentro do carro são bem maiores.
Para fugir deste problema, basta usar películas protetoras nos vidros. Além de resolver a questão das borrachas, isso também ajuda a manter a temperatura interna mais agradável.
O mesmo acontece com o pará-brisa. Com as borrachas estragadas, os limpadores não funcionam direito. Isso pode prejudicar a visão do motorista na hora de dirigir, aumentando os níveis de periculosidade.
A solução é procurar sua concessionária e lojas especializadas para fazerem a troca das peças.
3 – Pneus em dia
Por causa da temperatura do asfalto, o desgaste nos pneus acontece com muito mais velocidade e frequência durante o verão.
O cuidado para casos assim é simples, mas de extrema importância: sempre verifique o estado dos seus pneus e tome as medidas necessárias para deixá-los nas melhores condições possíveis.
Preste atenção na calibragem, pressão e no desgaste geral da borracha. Seja para ir a uma viagem ao litoral ou à padaria do seu bairro, nunca saia de casa com os pneus murchos ou carecas. Isso pode colocar a sua vida e a dos ocupantes do carro em risco.
Em caso de dúvidas, fale com um mecânico de confiança ou entre em contato com os profissionais da sua concessionária.
E se precisar comprar pneus novos, não hesite em fazê-lo e nem fique pechinchando demais. Existem coisas que valem a pena pagar um pouco a mais se isso vai garantir mais qualidade e segurança.
4- Manutenção da bateria
As baterias perdem mais carga durante o verão do que no resto do ano porque o clima quente faz com que o fluido interno evapore.
Se isso acontecer, o seu carro pode não ligar bem na hora mais inoportuna e você vai ter que lidar com o transtorno e os gastos extras para carregar ou comprar outra.
Desta forma, o melhor a se fazer é manter a bateria limpa. Remova qualquer tipo de resíduo de sujeira e poeira que possam estar acumulados ao redor da base e dos terminais.
Também não se esqueça de checar se existe algum fio solto ou rachado que possa prejudicar o funcionamento do carro.
5 – Cuidados com o óleo e filtro de óleo
O óleo de um carro serve para que as peças do motor se mantenham lubrificadas. O filtro, por sua vez, tem a função de capturar detritos – como sujeira e até fragmentos de metal – que possam entrar no sistema mecânico e danificar seu desempenho.
Condições climáticas muito intensas – seja no frio, no calor ou na umidade – acabam exigindo mais do óleo e do filtro.
Quando o filtro funciona direito, o óleo fica mais limpo e o motor consegue trabalhar de maneira mais eficiente.
Por causa disso, é importante trocá-los regularmente. Não espere que algum problema apareça. A manutenção preventiva deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Bônus: seguro auto
Se o seu carro está com alguma anomalia por causa do clima quente ou qualquer outro motivo, a contratação de um seguro pode resolver o problema.
Dependendo do plano escolhido, a seguradora se compromete a fazer serviços de manutenção mecânica e elétrica, bem como outros tipos de sinistro.
A grande maioria das empresas também faz a cobertura para acidentes, roubos e furtos, colisões, serviço de guincho, danos causados por fenômenos da natureza (enchentes, queda de raios e árvores) e incêndios.
As seguradoras também costumam dar assistência a essas ocorrências a qualquer dia e qualquer hora.
Assim, em caso de imprevistos, basta acionar o seguro auto por telefone ou aplicativo e aguardar a chegada do profissional mais qualificado para resolver a situação.