Campanha de Vacinação Contra a Gripe em São Paulo é Prorrogada

Campanha é Estendida até 30 de Junho com Cobertura Atual de 32,9%; Mais de 6,1 Milhões de Doses Aplicadas


Por Redacao 019 Agora
Campanha de Vacinação Contra a Gripe em São Paulo é Prorrogada

Campanha é Estendida até 30 de Junho com Cobertura Atual de 32,9%; Mais de 6,1 Milhões de Doses Aplicadas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, conhecida como Influenza, para a população acima de seis meses por mais 30 dias. Com a data prevista para encerramento agora no dia 30 de junho, a cobertura vacinal no estado permanece em 32,9%, com somente 6,1 milhões de doses aplicadas. A meta estabelecida é de 90% de cobertura vacinal.

Gripe: O Que é e Quem Está em Risco

A gripe normalmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo. No entanto, em casos mais graves, ela pode afetar crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, chegando a levar até à morte. Em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. Nesse sentido, a vacinação se mostra eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Comparação dos Casos: 2022 e 2023

Em 2022, foram 3.116 casos de gripe que necessitaram de hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, até a quarta semana de maio, foram 1.257 hospitalizações. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.

Imunização Segura com a Vacina do Instituto Butantan

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. O vírus da gripe tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, sendo necessário, portanto, se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Vacinação Segura Para Gestantes

Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco diferente do que para o resto da população. Além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas.

Grupos Prioritários e Ampliação da Vacinação

Além dos chamados grupos prioritários, em 2023, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A vacina está disponível em mais de 5 mil postos de vacinação em todo o Estado.

Vacina 100 Dúvidas

O Governo de SP possui o site “Vacina 100 Dúvidas” que esclarece as cem dúvidas mais frequentes sobre as vacinas na internet, garantindo assim a proteção de toda a população.

Sair da versão mobile