Arcturus: a preocupante nova variante da Covid-19 e seus sintomas distintos
A variante em rápida expansão provoca sintomas únicos e acende alerta no Reino Unido
A variante da Covid-19 Arcturus, recentemente classificada como “variante de interesse” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), está causando preocupação em países como o Reino Unido. Diferentemente das cepas anteriores, essa variante da Covid-19 apresenta sintomas distintos e incomuns.
Pediatras na Índia relataram que a Arcturus pode estar relacionada à coceira e à sensação de viscosidade nos olhos. Embora outros vírus possam causar conjuntivite, esse sintoma tem sido raro entre pacientes com Covid-19 até agora.
Aumento da Febre e preocupação no Reino Unido
A Clínica Mayo, nos Estados Unidos, indica que a nova variante pode causar febre mais alta do que a observada em casos anteriores. Esta cepa altamente infecciosa já representa 1 em cada 40 casos no Reino Unido, levando especialistas a pedir que a população retome o uso de máscaras no transporte público e, portanto, que todos procurem receber doses de reforço da vacina.
Arcturus: de XBB.1.16 a variante de interesse da Covid-19
Anteriormente conhecida como XBB.1.16, a variante recebeu o nome de Arcturus ao receber a classificação pela OMS como “variante de interesse”. Detectada pela primeira vez no final de janeiro na Índia, a Arcturus é responsável por 7% dos casos nos Estados Unidos e continua ganhando terreno.
Um relatório epidemiológico da OMS afirma que a “XBB.1.16 pode se espalhar globalmente e contribuir para um aumento na incidência de casos”, mas “no momento atual, não há nada que sugira que o XBB.1.16 seja mais perigosa do que muitas outras variantes Ômicron atualmente em circulação”.