Microfranquias e interiorização se destacam como tendências de franchising em 2019
Dados apuram que havia 557 microfranquias em operação em 2016.
O mercado de franchising está a todo vapor. Mesmo com a instabilidade política e econômica vivida pelo país, o setor de franquias continua crescendo ano após ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 as franquias faturaram R$ 174,8 bilhões, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. O número torna o franchising responsável por 2,6% do PIB nacional.
Com a melhora nos índices de confiança e os investimentos em expansão, as expectativas para 2019 são enormes.
Os especialistas do mercado já apontam algumas tendências que devem ditar os rumos do franchising até o fim do ano. Modelos de negócio de baixo investimento, expansão em cidades do interior e aposta em tecnologia devem movimentar o setor nos próximos meses
Microfranquias
As microfranquias começaram a se popularizar, principalmente, durante a crise econômica, quando muitas redes do franchising perceberam que seria necessário baratear as operações para continuar a expansão.
Assim, surgiu um modelo mais simples, que exige estrutura enxuta e com investimentos de, no máximo, R$ 90 mil. Boa parte das microfranquias pode ser operada em home office ou com salas comerciais pequenas, o que também reduz o custo recorrente.
Dados da ABF apuram que havia 557 microfranquias em operação em 2016. Dois anos depois, já existiam 589 redes apostando no formato. Destas, 72% são microfranquias puras, ou seja, comercializam apenas microfranquias. O restante atua tanto com formatos mais baratos quanto com franquias tradicionais.
Em 2019, a tendência é que as microfranquias continuem fazendo sucesso entre os candidatos a franqueados, principalmente os que buscam uma alternativa de renda extra ou querem empreender, mas têm um orçamento limitado para investir.
Nesse sentido, os formatos de franquia home office prometem ser alvo dos investidores. Entre 2018 e 2019, o número de unidades operadas neste esquema passou de 4,9% para 6,7% das franquias.
Franquias de saúde
O segmento de franquias de saúde foi destacado pelo presidente da ABF, André Friedheim, durante a ABF Franchising Expo deste ano, como um dos mais promissores neste e nos próximos anos.
Em 2018, o setor faturou mais de R$ 31,9 bilhões e, só no primeiro trimestre de 2019, já obteve uma receita de R$ 7,6 bilhões. Com esse faturamento, as franquias de saúde ocupam o segundo lugar no ranking de setores mais rentáveis, perdendo apenas para as redes de alimentação.
Uma das características que permitiu esse crescimento foi o fato de muitas franquias de saúde se enquadrarem no ramo de microfranquias. Em 2018, 96 redes de saúde, beleza e bem-estar operavam com modelos de microfranquias, o que tornou o setor o mais popular entre as franquias de menor porte
Interiorização de franquias
O movimento de interiorização de franquias também deve se fortalecer em 2019.
Percebendo como muitas das grandes capitais já estão saturadas e demandam uma estrutura muito cara, redes de franquias estão investindo em cidades do interior. Para aproximar as marcas do público que vive no interior do estado, boa parte das franqueadoras que estão trabalhando na interiorização, estão investindo em microfranquias ou modelos de negócio com investimento reduzido.
Com isso, as franquias esperam alcançar cidades que tenham índices de desenvolvido atrativos (muitas vezes, superiores a alguns bairros das grandes capitais), reduzir os custos e a competitividade e obter uma rentabilidade maior.
Reinvenção das franquias de alimentação
As franquias de alimentação são líderes no mercado. Em 2018, faturaram R$ 45,8 bilhões, o que torna o segmento responsável por 26% da receita do franchising nacional.
Com tamanha importância no setor, as franquias de alimentação também vivem suas próprias tendências. Uma delas é a ascensão das redes especializadas em alimentação saudável.
Há alguns anos, a alimentação saudável vem se popularizando entre os brasileiros e a tendência é que não só as franquias deste nicho continuem crescendo, como as redes tradicionais também passem a investir em opções mais funcionais.
Outra tendência ligada às franquias de alimentação é o fortalecimento do delivery. De acordo com a Pesquisa de Food Service da ABF, apresentada na ABF Franchising Expo 2019, 78% das marcas pretendem investir em delivery.
O investimento em tecnologia também deve fazer parte deste movimento de reinvenção do setor alimentício, visto que 68% dos pedidos são feitos pela internet e 47% em equipamentos como tablets.
Investimento em tecnologia
Cada vez mais, as franquias devem apostar em ferramentas e recursos tecnológicos tanto para impulsionar a expansão quanto para facilitar a gestão.
Uma pesquisa da ABF em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), identificou que 88,5% das empresas estavam introduzindo novas tecnologias entre 2014 e 2016 e essa tendência deve se manter em 2019.
Na Feira da ABF deste ano, já foi possível encontrar redes usando totens de autoatendimento, óculos de realidade virtual, sistemas de gestão e sensores que devem ser implementados nas franquias.
As novas tecnologias servem a propósitos como entender melhor o comportamento do consumidor; agilizar o seu atendimento; centralizar e automatizar processos que tornem a gestão do negócio mais simples e melhorar o contato com os franqueados, mesmo que eles estão distantes geograficamente.
A tendência deve significar bons resultados para empresas de tecnologia. A Solutto, empresa especializada em soluções em tecnologias para franquias, projeta um crescimento de 35% no faturamento para 2019.
No mercado desde 2000, a Solutto já conta com mais de 250 marcas em seu portfólio e vem investindo no aprimoramento dos processos, metodologias e novos recursos. A empresa oferece soluções para franqueadores e franqueados, em módulos que abrangem desde a expansão de franquias até a gestão do ponto de venda, passando por módulos de treinamento corporativo, consultoria de campo, gestão financeira, central de compras, entre outros.
Saiba mais: https://solutto.com.br