Conhecimento é uma das poucas coisas que não podem roubar. Mas o mundo está mudando, e uma tendência que está sendo observada é que as pessoas não estão mais seguindo grandes grades curriculares. As áreas estão ficando cada vez mais específicas e o conhecimento cada vez mais volátil. Nesse sentido, é preciso compreender o que as pessoas querem e produzir esse conteúdo sob medida, “on demand”.
Hoje, quem tem o mínimo de internet consegue criar conteúdos online. Mas quando todos têm voz, é preciso criar autoridade para ser realmente ouvido. Essa é a proposta do publicitário Gabriel Lara, fundador da Boomerang: ajudar especialistas a conseguirem seu espaço no mundo digital. “A Boomerang nasceu para mostrar pra esses criadores digitais que através de estratégias de marketing digital eles podem construir autoridade, alcançar ainda mais pessoas e monetizar esse conteúdo. Nós usamos estratégias de marketing digital para impulsionar os negócios dos nossos parceiros, que têm tanto produtos digitais quanto 100% físicos”.
Hoje, são muitos os treinamentos ofertados pela Boomerang: estética, tatuagem e nutrição são algumas das áreas que possuem especialistas preparados para capacitar outras pessoas, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.
“Nós buscamos um profissional que é autoridade no que ele faz, mas que ainda não é uma pessoa conhecida. Então apresentamos para ele a possibilidade de transformar aquele conhecimento que ele tem em um produto digital. Aí ajudamos na forma de ensinar, na estruturação de todo o curso”, conta Gabriel. Além disso, a Boomerang é responsável por construir toda a estratégia de divulgação do produto, inscrições, suporte para os dias de lançamento. Tudo construído à quatro mãos, junto com o especialista da área.
Para Gabriel, “o importante é que as pessoas se capacitem com quem entende do assunto. Afinal, não é preciso ser famoso pra ensinar algo a alguém. O que importa é que as pessoas se desenvolvam, independentemente de onde estejam. Porque conhecimento é a única coisa que não podem roubar da gente”.
Para quem quer lançar um produto digital, mas ainda não sabe se está preparado para isso, a dica que Gabriel dá é: “comece logo”. Para o publicitário, nunca haverá um momento perfeito, por isso, ele defende que é preciso começar logo. Antes de tudo, entretanto, conheça seu público: saiba onde ele está, o que gosta de fazer, o que precisa. Só assim será possível construir um produto de qualidade e ainda encontrar a melhor plataforma para divulgá-lo.
“As pessoas querem muito a rede social ideal, mas não é bem assim. Twitter não é melhor que Instagram, nem Facebook é melhor que Youtube. A rede social perfeita é aquela em que seu público está, onde ele vai interagir com você”, diz Gabriel. Outra métrica importante, lembrada por ele, são as métricas de vaidade: curtidas, comentários e seguidores servem geralmente para encher o ego do dono da empresa, e não para trazer resultados. Por isso, na hora de construir o seu negócio ou lançar o seu produto, tenha cuidado na hora de analisar o que realmente interessa e busque especialistas de marketing capacitados que podem ajudar você nesta construção.