A Ponto Nero está atenta às principais pautas ambientais e tem implementado práticas sustentáveis em suas operações, com destaque para o uso de energia renovável, certificação de carbono neutro e logística reversa de embalagens.
“A sustentabilidade é um dos pilares mais importantes para a Famiglia Valduga. Essas práticas são os primeiros movimentos que fazemos para demonstrar nosso respeito ao que a natureza nos oferece”, explica Jones F.Valduga, diretor da Ponto Nero.
Energia renovável
Desde março de 2021, a Ponto Nero é certificada pelo uso de energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH.
Neste período, reduziu em mais de 107 mil toneladas a emissão de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases de efeito estufa e um dos responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta.
Esse valor corresponde a 2.969 mudas de árvores conservadas por 20 anos; 1.068 veículos leves à gasolina percorrendo 500km; 302 transportes rodoviários de uma tonelada de carga por 500km e 46 toneladas de papel/papelão enviadas para aterro sanitário.
Carbono neutro
Um dos principais temas abordados em sustentabilidade e que promete continuar em alta nos próximos anos, é a neutralização de carbono.
Atenta a este movimento, a Ponto Nero é certificada, desde janeiro, por neutralizar todas as emissões de sua produção e colaborar para a conservação dos recursos naturais do planeta.
Logística reversa de embalagens
Para assegurar operações mais sustentáveis, a Ponto Nero fará, ainda em 2022, a logística reversa de 154.220kg de embalagens de produtos comercializados em 2021.
Para essa estratégia, as marcas do Grupo Famiglia Valduga estão associadas à Aslore (Associação de Logística Reversa), permitindo que o projeto aconteça a nível nacional.
Após recolhidos, garrafas, latas, cartuchos e demais materiais usados em embalagens serão destinados para reciclagem ou descarte correto.
“Isso é extremamente importante pois mostra que quando respeitamos a natureza, ela nos retribui proporcionando cada vez mais frutos de qualidade e resultando em ótimos produtos!”, conclui o diretor.
Sobre a Ponto Nero
A marca é reconhecida por seus espumantes que se destacam pelo design moderno, pelo frescor e pela versatilidade de apreciação. Seus produtos, premiados internacionalmente, proporcionam charme e diversão para apreciar cada momento como se fosse único.
Os espumantes Ponto Nero Cult estão disponíveis nas versões Brut e Brut Rosé. Já os espumantes Ponto Nero Live Celebration são elaborados nas versões Brut, Moscatel, Glera, Brut Rosé e Moscatel Rosé.
Os espumantes Enjoy englobam rótulos de edições limitadas, sempre com algum diferencial, e conta atualmente com Ponto Nero Enjoy Sauvignon Blanc e Cabernet Franc Rosé, lançados com uma tiragem exclusiva de 8 mil garrafas.
A marca conta ainda com os espumantes Ponto Nero SO2 Free e o novo SO2 Free Rosé, caracterizados pela não adição de conservantes em sua composição. E, no topo do portfólio, está o Ponto Nero Icon, elaborado 100% com a casta Chardonnay.
Em 2020, a marca inova e destaca a sua característica disruptiva com o lançamento de Becas, marca de vinhos frisantes em lata nas variações Joy Blanc, Fun Rosé e Sweet Moscato. Para mais informações, acesse: Site, Facebook e Instagram.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas:
- Casa Valduga, vinícola que está entre as 10 maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina;
- Domno se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo;
- Ponto Nero é reconhecida por seus espumantes que se destacam pelo design moderno, pelo frescor e pela versatilidade de apreciação;
- Casa Madeira, produtora de sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets;
- Brewine Leopoldina, que elabora cervejas artesanais transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro;
- Vinotage, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva;
- Becas, marca de vinhos frisantes em lata que permite degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa.
A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.