A culinária colombiana, com suas cores, tradições e sabores, sempre foi parte fundamental no desenvolvimento e amadurecimento de raízes e culturas do país.
Mergulhar na culinária e contemplar tudo o que determinado país ou destino tem a oferecer é conhecido como Turismo Gastronômico. Uma forma de viagem de experiência em que um turista visita lugares novos ou conhecidos. Tanto quanto explora os mais diferentes restaurantes e pratos.
É uma tendência que segue crescendo em todo mundo, em ritmo ainda mais acelerado neste momento de retomada das viagens.
TURISMO CULINÁRIO
Em 2019, por exemplo, o turismo culinário movimentou mais de US$ 1,1 bilhão. A previsão é de o segmento alcance US$ 1,8 bi até 2027.
Estes de acordo com o estudo “Culinary Tourism Market by Activity Type, Age Group and Mode of Booking: Global Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2020-2027”. Um estudo do Research And Markets.
CULINÁRIA COLOMBIANA É DESTAQUE
Destaque na América do Sul por seus temperos e sabores únicos, a Colômbia tem profissionais de mão cheia.
Leonor Espinosa, colombiana e dona do restaurante “Leo”, em Bogotá, foi eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo de 2022, pelo The World’s 50 Best Restaurants.
Destaque também para a culinária colombiana representada pelo restaurante “Leo”, da própria chef, votado em oito edições dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
Bem como o primeiro restaurante colombiano a entrar no The World’s 50 Best Restaurants, em 2019. Garantindo, assim, a posição de número 46 no ranking de 2021.
Nesse sentido, a culinária colombiana está associada à pluralidade de suas regiões. Aproveitando, desse modo, a posição estratégica e privilegiada do país.
DIVERSIDADE GASTRONÔMICA
A diversidade do solo, do clima e conhecimentos ancestrais de cada região fazem da gastronomia colombiana um cardápio rico e diversificado capaz de satisfazer os paladares mais exigentes.
Turistas que buscam experiências inovadoras cheias de sabor e cultura ao redor do mundo. São estes fatores exclusivos que vêm chamando cada vez mais a atenção.
A culinária da Colômbia é, portanto, tão diversa e colorida quanto seu povo, suas tradições, festividades, paisagens e expressões culturais.
“Muitos de nossos restaurantes, que fazem parte das listas mais prestigiadas e dos melhores do mundo, adaptaram sua oferta para que os visitantes possam desfrutar de uma cozinha inovadora que combina receitas tradicionais e contemporâneas, ingredientes locais e a criatividade de nossos chefs dispostos não só a cozinhar um prato, mas a contar a história por trás dele”, disse Nicolás Casasfranco, Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil e diretor geral da ProColombia Brasil.
INVESTIMENTO
Com investimento do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo e com o objetivo de promover o turismo como um todo, o país desenvolveu a campanha “Colômbia a la Mesa”.
O programa se concentra em apresentar a história por trás do prato, quem cultiva o alimento e como ele chega à mesa. É uma culinária que favorece o consumo de produtos locais, que são cultivados de forma sustentável e que privilegiam a qualidade do sabor.
SUSTENTABILIDADE
Por falar em consumo sustentável, a Colômbia hoje ocupa o segundo lugar no mundo em termos de biodiversidade por quilômetro quadrado. O país é lar de mais de 50 mil espécies de plantas e animais.
DIVERSIDADE
A Colômbia é composta por cinco zonas climáticas. Elas dão origem a todos os tipos de alimentos ao longo do ano e à perpetuação de culturas que representam a diversidade culinária local.
Ainda mais somado às técnicas culinárias de suas raízes indígenas, afro e mestiços, permite que o turista desfrute de uma cozinha tradicional surpreendente e autêntica.
A ampla gama de frutas e hortaliças exóticas são relevantes para o mercado de exportação colombiano. Bem como se tornaram uma atração indubitável que seduz até os paladares mais exigentes. Com preparações únicas de chefs conceituados e espalhados por todo o país.
“A gastronomia colombiana é uma expressão cultural tão colorida quanto seu povo, suas tradições, festividades e paisagens. Ainda mais, muitos de seus restaurantes e chefs, que agora estão fazendo parte das listas mais prestigiadas dos melhores do mundo”, finalizou o Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil e diretor geral da ProColombia Brasil, Nicolás Casasfranco.
SOBRE O PROCOLOMBIA
Como parte do Governo e do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, a ProColombia trabalha para promover o país como destino líder para o investimento estrangeiro direto. Assim como para o turismo internacional e como um fornecedor de patamar mundial de exportações não mineradoras.