21 de novembro de 2024

A última chance para saborear um ícone do uísque escocês

Apenas 330 garrafas da edição final do The John Walker, Last Cask estarão disponíveis


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/08/2019
Ouvir: 00:00

Tudo que é bom acaba. Mesmo as coisas primorosamente criadas. A Johnnie Walker anunciou hoje que o mais novo lançamento do The John Walker será o último dessa obra de arte na fabricação de uísques. Apenas 330 garrafas foram disponibilizadas no mundo, como uma edição limitada do The John Walker, Last Cask (último barril do The John Walker). 

Esse uísque requintado é apresentado em um Bacará, decantador de cristal soprado à mão, com um design sob encomenda do gravador de vidros à mão para Sua Majestade a Rainha (Hand Engraver of Glass to Her Majesty the Queen), Philip Lawson Johnston. Cada imagem maravilhosamente desenhada à mão que decora as garrafas é única. Sem duas gravações igualmente confeccionadas, essa é uma oferta realmente única.

Por uma década, o The John Walker foi envelhecido em alguns dos barris mais finos e valiosos de uísque, das reservas inigualáveis da Johnnie Walker. Esses uísques são selecionados manualmente em apenas nove destilarias que já existiam durante a vida de John Walker (1805 – 1857), o fundador da Johnnie Walker. Os uísques são então maturados com uma técnica especial de tripla maturação, que inclui a união final em um barril sob encomenda, feito de ripas de carvalho de 100 anos de idade.

Na visão de especialista do misturador-mestre (master blender) da Johnnie Walker, Jim Beveridge, esse barril especial, essencial no balanceamento de sabores do The John Walker, em breve não irá mais garantir o equilíbrio e a profundidade do caráter, que é muito importante para esse uísque refinado. Ele decidiu, portanto, não mais usá-lo, de forma que apenas mais um barril final do The John Walker será disponibilizado.

O Dr Jim Beveridge, homenageado neste ano com a distinção de um OBE por Sua Majestade a Rainha pelos serviços prestados à indústria do uísque escocês, disse: “Tem sido um privilégio trabalhar com uísques tão raros e valiosos para criar o equilíbrio e a profundidade encontrados no The John Walker. Essa nova apresentação maravilhosa é um canto do cisne apropriadamente refinado para um uísque escocês majestoso”.

O uísque The John Walker tem uma confecção intricada, com seis uísques single malt excepcionais e três uísques de grãos extremamente raros, que são habilmente combinados para assegurar profundidade e sabor superiores.

O processo começa com a primeira maturação, mais longa, em barris individuais, que possibilitam o desenvolvimento de sabores específicos, únicos de cada destilaria. O segundo processo de maturação reúne, então, os uísques single malt com os de grão, em dois tonéis separados, antes do processo de união final.

Pela primeira vez, Jim e sua pequena equipe de especialistas em fabricação de uísques revelaram os uísques extraordinários, que são usados neste uísque escocês refinado:

“Combinamos expressões de grãos extremamente raros do Cambus, Port Dundas e Cameronbridge, que cria sabores delicados, incluindo notas da doçura do mel, especiaria sutil e caráter de frutos pequenos.

“A maturação em tonéis de uísques single malt excepcionais oferece aromas mais profundos e robustos de frutas secas, com levas de frutas cítricas desabrochando das destilarias de Glen Albyn, Cardhu, Mortlach, Clynelish e Dailuaine, antes de culminar no caráter fumegante, inconfundivelmente aquecido e picante de Talisker”, disse Jim.

Os nove uísques são então unidos no barril sob encomenda do The John Walker, possibilitando que os sabores amadureçam e se integrem, fornecendo mais profundidade e camadas de caráter. O resultado é um uísque escocês maravilhosamente refinado, com sabores que se revelam aos poucos.

O The John Walker, Last Cask é engarrafado com um teor alcoólico (ABV) de 40%. Será disponibilizado em mercados selecionados a partir de agosto, com o preço de varejo recomendado de Renminbi: 21.835 ¥ na China.

Notas aos editores:

Sobre o The John Walker:

Inspirado em nosso fundador, o The John Walker é um uísque escocês refinado, com tripla maturação, produzido com o uso de uísques raros de nove destilarias antigas, que existiam durante a vida de nosso fundador John Walker (1805-1857).

Esse uísque elegante e refinado reúne destramente expressões raras das agora silenciosas destilarias “fantasmas” de Glen Albyn, Port Dundas e Cambus, junto com seis uísques das destilarias mais históricas da Escócia: Cameronbridge, Cardhu, Mortlach, Clynelish, Dailuaine e Talisker. Esse uísque único passa por um processo de tripla maturação. A primeira maturação mais longa em barris individuais permite que sabores específicos, únicos de cada destilaria, se desenvolvam. A segunda maturação combina destramente os barris e sabores individuais em tonéis separados de single malt e de grãos. Finalmente, esses tonéis são unidos, para criar uma mistura maravilhosamente equilibrada.

O último passo emprega um barril sob encomenda de mistura, feito por tanoeiros de ripas de carvalho de mais de um século de idade O tempo passado no barril faz com que camadas de sabor delicado abrandem e se integrem, criando profundidade e caráter extraordinários.