A programação cultural da semana traz como destaque o início do XV Festival Nacional de Teatro de Limeira, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Ciclo de Gestão Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, também em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
O Festival Nacional de Teatro é gratuito e tem início na quinta-feira (15), às 20h, no Teatro Vitória, com o espetáculo “Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul”, do Coletivo Labirinto. A classificação é 14 anos. O festival segue nasexta-feira (16), com “Universo Redondo – Os Circos de Benjamim”, às 14h, no Teatro Vitória. O grupo responsável é a Cia do Solo e a classificação é livre. No sábado (17), às 20h, acontece o espetáculo “Kaputt”, da Cia do Voo de Teatro, com classificação de 16 anos, também no Teatro Vitória.
A Praça Toledo Barros também recebe o festival. No domingo (18), às 15h, acontece o espetáculo “Fuzurufafa Bafafazuru”, do grupo Rosa dos Ventos. E ainda no domingo, às 19h, no Teatro Vitória, a Cia de 2 apresenta “Pé na Curva”, voltado para o público a partir de 18 anos. Na sexta-feira (16), o Anfiteatro Doutor Olindo de Luca, da Biblioteca Municipal recebe, às 9h, o Ciclo de Gestão Cultural, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. As inscrições acontecem pelo site https://bit.ly/2vZwJMp até 14 de agosto e são gratuitas.
A Igreja da Boa Morte realiza mais uma edição do Vem pro Largo nos dias 15 e 16, a partir das 19h; dia 17, às 16h; e dia 18, às 18h; no Largo da Boa Morte, com entrada franca. A tradicional festa conta com o apoio da Prefeitura. A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta na sexta-feira (16), às 20h30, o V Concerto da Série Pingente que visa descentralizar os trabalhos desenvolvidos pela orquestra. A apresentação é gratuita e acontece na Paróquia São Paulo Apóstolo, com realizaçãod a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. A Banda Henrique Marques realiza participação especial em procissão em comemoração a Nossa Senhora da Boa Morte no sábado (17), às 15h30, no Largo da Boa Morte. No domingo (18), às 9h, acontece o 5º Festival Artístico de Pipas, no antigo Campo de Aviação do Jd. Aeroporto. Ambos os eventos têm entrada gratuita.
Confira todos os detalhes da programação:
Evento: Vem pro Largo
Quinta-feira, 15, às 19h; sexta-feira, 16, às 19h; sábado, 17, às 16h; e domingo, 18, às 18h – Largo da Boa Morte.
A tradicional quermesse da cidade em quatro dias de evento.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Vem Pro Largo, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura; Sassi Imóveis; e Alerta Segurança Eletrônica.
XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Espetáculo: Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul
Quinta-feira,15, às 20h – Teatro Vitória.
Quatro amigos tentam elaborar um atentado contra a emblemática Faculdade de Ciências Humanas. Os desencontros e a falta de sentindo dessa e de tantas outras ações que daí decorrem deflagram a ‘idiotização’ de nossos tempos e a necessidade de buscarmos e discutirmos o imaginário possível sobre os ideais de revolução que permearam a América Latina nos anos 60 e 70.
Grupo: Coletivo Labirinto.
Cidade: São Paulo – SP.
Entrada: gratuita.
Classificação: 14 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Evento: Ciclo de Gestão Cultural
Sexta-feira, 16, às 9h – Anfiteatro Doutor Olindo de Luca da Biblioteca Municipal.
Mentoria, políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais são alguns dos temas abordados pelo Ciclo de Gestão Cultural que recebe os profissionais Ana Carla Fonseca, Benjamin Seroussi, Cris Olivieri, Erick Krulikowski, Inti Queiroz e Thiago Saraiva. Inscrições até14 de agosto pelo site https://bit.ly/2vZwJMp.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.
XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Espetáculo: Universo Redondo – Os Circos de Benjamim
Sexta-feira, 16 , às 14h – Teatro Vitória.
Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e nunca mais saiu. Quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado o circo, levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. “Universo Redondo – os circos de Benjamim” mostra como o circo começou, sua chegada ao país e a história de Benjamim de Oliveira, o criador do circo-teatro e o primeiro palhaço negro do Brasil.
Grupo: Cia do Solo.
Cidade: Rio de Janeiro – RJ.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Música: V Concerto da Série Pingente
Sexta-feira, 16, às 20h30 – Paróquia São Paulo Apóstolo.
Com o intuito de descentralizar os trabalhos da Orquestra e levar música clássica a diversos bairros e locais alternativos, a OSLI apresenta, sob a regência do Maestro Rodrigo Müller, e participação do Coro da OSLI, o V Concerto da Série Pingente.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.
Evento: Procissão em comemoração a Nossa Senhora da Boa Morte
Sábado, 17, às 15h30 – Largo da Boa Morte.
Atividade cultural que preserva a tradição da banda em acompanhar os ofícios eclesiásticos que remontam parte da história da cidade.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Banda Henrique Marques, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Espetáculo: Kaputt
Sábado, 17, às 20h – Teatro Vitória
Kaputt é uma palavra alemã que significa “fragmentado”, “destruído” e pode significar “cabeça” também. Na guerra, por exemplo, os mortos eram contados por cabeça. Também é um poema performático feito por e para quatro atrizes jogadoras que, por meio de uma estrutura fragmentária, destroem e reconstroem tempos e espaços que se (re)configuram por meio de personagens que se desdobram em outras para compor um retrato/mosaico de situações enfrentadas pelas mulheres em ambientes de guerra.
Grupo: Cia do Voo de Teatro.
Cidade: São Paulo – SP.
Entrada: gratuita.
Classificação: 16 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Evento: 5º Festival Artístico de Pipas
Domingo, 18, às 9h – Antigo Campo de Aviação do Jd. Aeroporto.
Em sua quinta edição, o festival recebe participantes de Limeira e região para um espetáculo a céu aberto com pipas artísticas.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Festival Artístico de Pipas, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Espetáculo: Fuzurufafa Bafafazuru
Domingo, 18, às 15h – Praça Toledo de Barros.
Uma trupe de palhaços utiliza a mais alta tecnologia e projeta hologramas de artistas famosos evocados pelo público. Nada pode dar errado. Ou pode? Fuzurufafa Bafafazuru é uma trama cheia de surpresas que são a marca do Rosa dos Ventos. A trama é uma brincadeira cheia de confusão de palhaço – que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas e muito improviso, Fuzurufafa Bafafazuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.
Grupo: Rosa dos Ventos.
Cidade: Presidente Prudente – SP.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Espetáculo: Pé na Curva
Domingo, 18, às 19h – Teatro Vitória.
Pé na curva conta a história de Tolo e Infeliz, dois andarilhos que vagam em algum lugar, em algum tempo. Os únicos sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico, que através de um sonho foram designados a uma missão, mas por um erro acabaram se perdendo. Agora os dois tentam de todas as formas retornarem ao caminho que os levará a um único destino.
Grupo: Cia de 2.
Cidade: São José dos Campos.
Entrada: gratuita.
Classificação: 18 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.