Valinhos lidera ranking de segurança em levantamento estadual
Cidade conquista primeiro lugar entre municípios paulistas com 100 mil a 200 mil habitantes
Valinhos, além de ser a segunda cidade mais desenvolvida do Estado de São Paulo entre os municípios com 100 mil a 200 mil habitantes, agora lidera o ranking de Segurança.
O estudo “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), da USP, coloca Valinhos no topo.
Índice de Exposição a Crimes Violentos
A cidade atingiu a nota máxima no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição dos habitantes à violência. O índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, e é expresso, portanto, em ocorrências por 100 mil habitantes.
Valinhos está ao lado de Santa Bárbara d’Oeste, Bragança Paulista e Catanduva, que também atingiram nota 10.
Investimentos em monitoramento e segurança
Sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy, Valinhos ampliou o monitoramento com câmeras de segurança bem como investiu em medidas de proteção à população. O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) aumentou em 30%, e a administração criou a Patrulha Maria da Penha. A cidade também investiu R$ 21,658 milhões em segurança e integrou sistemas de monitoramento e identificação de veículos roubados.
Plano de Segurança nas Escolas
Dentre as ações recentes, a criação do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE) assim como do Grupamento de Ronda Escolar da GCM demonstram o compromisso da cidade com a segurança nas escolas. O monitoramento das instituições de ensino tem sido fundamental para identificar e coibir atos infracionais e criminosos.
Desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida
O estudo assinado por professores das principais universidades paulistas também destaca Valinhos no quesito desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida. Essas informações são fundamentais, portanto, para auxiliar governos locais na alocação de recursos e na avaliação dos resultados de ações empreendidas.