Idosos de Valinhos revelam segredos para longevidade e qualidade de vida
Atividades no Centro de Convivência do Idoso ajudam a combater solidão e promovem saúde física e mental
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Valinhos, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, comemora 40 anos de ações que promovem envelhecimento saudável e valorização do ser humano.
Idosos enfrentam desafios do envelhecimento com atividades como, por exemplo, ginástica, teatro, oficina da memória, informática e bailes, revertendo solidão, depressão e problemas de saúde.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO DE VALINHOS: LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA
100 anos de vitalidade e amizades
Angelina Barbarini Marcucci, moradora da Vila Santana, comemora 100 anos neste mês e atribui sua longevidade à resistência, fé e autocuidado.
Dançarina e festeira aos 99 anos
Benedita Maria de Jesus, de 99 anos, moradora do Jardim Centenário, frequenta o espaço há quase 40 anos e adora dançar e participar das festividades.
Saúde e autoestima renovadas aos 65 anos
Maria de Lourdes Querino Videira, de 65 anos, encontrou no CCI uma forma de enfrentar a timidez e, assim, melhorar sua saúde física e mental. Através das atividades, ela conseguiu reduzir o número de medicamentos para diabetes e perder peso.
Sociabilização e mente ativa aos 68 anos
Nestor Castelo Branco Neto, de 68 anos, começou a frequentar o CCI após a perda de sua esposa e encontrou nas atividades uma forma de melhorar sua sociabilização bem como manter a mente ativa.
Novas atividades aos 97 anos
Valdionior Moura dos Santos, de 97 anos, chegou recentemente a Valinhos e, em seguida, já se inscreveu em diversas atividades no CCI, buscando manter-se ativo e compartilhar conhecimentos com os demais frequentadores.
As histórias desses idosos são, portanto, exemplos do impacto positivo que o Centro de Convivência do Idoso tem na vida de seus usuários, promovendo saúde, bem-estar e socialização.