Foi lançada, na manhã de hoje (21), em uma live nas redes sociais, o Movimento PCJ pelo Uso Eficiente da Água. A iniciativa é da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ e tem apoio de diversas entidades e organismos privados e públicos, bem como de prefeituras, incluindo a USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira. A intenção é mobilizar a sociedade para os terríveis impactos da iminente falta d´água, no sentido de minimizar a escassez e prevenir problemas. A USTL acompanhou a live, a convite do presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, que foi um dos expositores.
A abertura da transmissão foi feita pelo prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Luciano Almeida. Ele destacou que a questão atual não é se vai faltar água, mas sim quando – e qual o cenário que irá se apresentar diante da escassez. “Temos muito desperdício, um crescimento desordenado, a não-preservação de nascentes, é preciso mudar muitos comportamentos – e as expectativas não são boas para esse ano e ainda piores para o ano que vem”, ressaltou.
O Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella, detalhou os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Técnico Estiagem através de números, confirmando que o quadro atual pode se transformar em um cenário ainda pior que a crise hídrica de 2014. A live pode ser conferida aqui: https://youtu.be/kMwPs0w2Nmw
O “Movimento PCJ pelo Uso Eficiente da Água” apresentou as peças da campanha de divulgação e alertou para a importância de se somar esforços de todos os setores para evitar maiores sofrimentos. A palavra “resiliência” também foi muito usada, pois a população vai ter que se habituar cada vez mais com a falta d´água, a escassez e com racionamentos caso a cultura geral em relação à água não mude. Para conhecer o conteúdo da campanha, basta acessar o site https://movimentopcj.org.br/o-movimento/
“Estamos atentos”, diz Artur Bueno Junior, presidente da USTL. “Toda movimentação no sentido de prevenção tem nosso apoio. Fazemos parte do comitê da crise hídrica da prefeitura de Limeira também. O quadro que se mostra, de intensa falta d´água, é preocupante para a saúde pública, para a economia, para todos. A Agência PCJ faz um trabalho incrível de monitoramento 24h da condição hídrica de nossa região e vem cobrando a mudança de posturas da população e políticas públicas eficazes – nós apoiamos as ações”, conclui.