O prefeito Luiz Dalben sancionou o projeto PetLove durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal. A iniciativa tem como foco a implementação de terapia assistida por pets (animais domésticos) em variados espaços de cuidado e ensino de Sumaré.
Programa Petlove de Sumaré: terapia assistida por pets
De acordo com o delineamento do projeto, essa modalidade de terapia poderá participar de hospitais públicos e privados, clínicas, unidades de saúde, casas de repouso, entidades assistenciais e até mesmo escolas municipais.
Os animais que participarão do programa PetLove provêm da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais. Isso inclui cães, gatos, pássaros, coelhos, hamsters, entre outros, que passaram por treinamentos específicos, garantindo a segurança no contato com humanos.
Requisitos para os animais
Para garantir a segurança e eficácia deste projeto, há critérios rigorosos. Os pets devem ser domésticos, ter um temperamento pacífico e equilibrado, estar saudáveis, com todas as vacinas em dia. Além de estarem higienizados e castrados. O bem-estar dos animais é uma prioridade. Assim, a garantia é de que eles recebam cuidados adequados. Bem como não sejam expostos a situações de maus-tratos ou condições de trabalho prejudiciais.
A ciência por trás da terapia
“Há inúmeros estudos que demonstram, portanto, os benefícios tangíveis que os animais de estimação proporcionam à saúde humana. Desde a melhoria em casos de distúrbios comportamentais até doenças graves”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.
“Animais despertam em nós um desejo natural de interação, estimulando a comunicação, conexão e afetividade. Estamos confiantes de que o programa PetLove será uma ferramenta poderosa para promover a saúde e o bem-estar da nossa população”.