Sinfônica de Piracicaba homenageia 142 anos de São Pedro

Concerto que reunirá o conjunto de câmara da OSP na programação de aniversário da cidade tem entrada gratuita e acontece no dia 4 de fevereiro


Por Redacao 019 Agora
Sinfônica de Piracicaba homenageia 142 anos de São Pedro

Projeto reúne quinteto de músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) - Foto: Rodrigo Alves

Em homenagem aos 142 anos de São Pedro, o Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) realiza um concerto especial comemorativo no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, no Centro.

A entrada é gratuita e o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, a ser doado a uma instituição local.

142 ANOS DE SÃO PEDRO

São Pedro foi selecionada para receber a segunda apresentação da turnê 2023 do projeto. Esse ano, o projeto contempla quatro cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

O Música de Câmara OSP é tem a organização e coordenação do clarinetista Reinaldo dos Anjos. Em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas.

Desse modo, para a apresentação comemorativa ao aniversário são-pedrense, estará na cidade o quinteto de cordas. Ele é formado pelos violinistas Igor Nogueira e Liège Emerique Pedroso, pelo violista Daniel Fernandez, pela violoncelista Cristina Geraldini e terá ainda a participação do percussionista Rafael Pelegrino.

MÚSICA DE CÂMARA

Reinaldo dos Anjos esclarece que a finalidade do projeto Música de Câmara é popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica. Principalmente para as pessoas menos habituadas, facilitando, assim, o acesso do público aos músicos, sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.

“A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas. Com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais.”

De acordo com Mayumi, a câmara é um dos gêneros da música de concerto.

“Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do Barroco para apresentações em ambientes menores.”

CONCERTOS

Foto: Rodrigo Alves

Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e no repertório, especialmente produzido para o momento festivo da cidade de São Pedro.

Haverá uma mescla de estilos, reunindo obras de compositores eruditos como Mozart, Bach e Vivaldi, bem como compositores populares nacionais e internacionais, como Herbert Vianna, Paulo Sérgio Valle, Jacques Revaux, Claude François, Paul Anka, Carlos Gardel, Fermo Dante Marchetti, Tom Jobim, César Guerra-Peixe, John Lennon, Paul McCartney e o mestre da música de cinema Ennio Morricone.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de levarmos nosso projeto como parte da celebração do aniversário de fundação desse lugar acolhedor que é São Pedro. Ainda mais com a possibilidade de ajudarmos uma instituição da cidade por intermédio das doações de alimentos que podem ser feitas pela própria população”, ressaltaram os músicos organizadores.

ARARAS

No dia 10, às 20 horas, portanto, será a vez de Araras receber o penúltimo concerto da temporada. Será no Teatro Estadual Sérgio Cardoso, com o quinteto de madeiras. A formação é dos músicos Wesley Moraes (flauta transversal), Heleodoro Moraes (oboé), Edimilson Ribeiro (clarinete), Ricardo Aurélio (fagote), Evandro Neves (trompa), com participação do percussionista Nicolas Damaceno.

O repertório para o público ararense irá contemplar o estilo popular. Com obras de Luiz Caetano, Astor Piazzolla, Fernando Moraes, Tom Jobim, Jair Amorim, Dilermando Reis e Zequinha de Abreu.

SERVIÇO

Projeto Música de Câmara OSP – Concerto comemorativo ao aniversário de 142 anos de São Pedro

Sair da versão mobile