Início de Inverno requer atenção com a relação ao consumo de água por conta da estiagem
Alerta é da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes
A estação mais fria do ano, usualmente associada a um menor índice de precipitações, anunciou sua chegada oficial nesta quarta-feira (21), às 11h58. Previsto para se prolongar até setembro, o inverno traz consigo temperaturas mais amenas e baixo índice pluviométrico.
Estiagem
A situação atual dos nossos mananciais indica uma perspectiva mais positiva do que em anos anteriores. No entanto, é crucial que a população mantenha uma atitude vigilante em relação ao consumo mensal de água. Isto se deve especialmente ao fato de que esta estação estará sob a influência do fenômeno climático conhecido como El Niño. Ele geralmente limita a entrada de grandes massas de ar frio no país.
Adeus outono, olá inverno: um balanço das chuvas
Na transição das estações, o outono nos deixou como o período mais chuvoso desde 2019 em Santa Gertrudes. De acordo com dados pluviométricos fornecidos pela BRK, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, Santa Gertrudes recebeu 376,6 milímetros de chuva durante março, abril e maio de 2023. Isso representa um aumento de 134% em relação ao mesmo período em 2022, mas ainda abaixo dos 398,5 mm registrados em 2019.
Apesar do outono ter sido particularmente chuvoso, a influência do El Niño, que é caracterizado por temperaturas mais quentes que o normal no oceano Pacífico Equatorial, sugere que não devemos esperar um inverno particularmente rigoroso, limitando-se a breves períodos de frio intenso. Assim, as temperaturas provavelmente permanecerão mais altas na maior parte do tempo.
Alerta da BRK sobre o consumo da água no inverno
Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK, alerta:
“O inverno já tem como característica uma redução acentuada do volume de chuvas e a tendência deste período é de convivermos com a estiagem e com suas consequências, como a redução da vazão nos mananciais”.
Precaução ainda é a palavra de ordem
O córrego Santa Gertrudes opera atualmente com 100% de sua capacidade, uma condição considerada normal e segura para a manutenção do abastecimento regular de água para o município. No entanto, Makino reforça que é crucial continuar consumindo este recurso de forma consciente.
A população de Santa Gertrudes pode acompanhar as condições dos mananciais do município no site Jogando Junto Pela Água.