A ampliação da presença feminina no setor de saneamento é parte de um compromisso da BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, e está diretamente ligada a estratégia de negócios ESG da companhia, com ações relacionadas a temáticas ambientais, sociais e de governança.
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, a companhia destaca, portanto, a importância do papel dessas profissionais na operação diária da empresa.
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Em Santa Gertrudes, a engenheira Taisa Navarro, que atua na companhia há dois anos, é responsável por acompanhar as obras e os investimentos da concessionária nos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário.
Como supervisora de projeto e controle de Obras, Taisa reforça a importância de uma comemoração como essa.
“Esta data é de suma importância por diversos motivos. Um deles é para reforçar que a posição que hoje as mulheres ocupam não foi naturalmente dada a elas, mas sim fruto de muita dedicação por parte daquelas que nos antecederam, em abrir este caminho e esta possibilidade. Além disso, é importante ter um dia com esse foco para reforçarmos às novas gerações algo que, felizmente, já está ficando claro na nossa atual sociedade: a mulher tem plenas e totais condições de exercer a profissão que desejar. E mais, exercer com muita qualidade e eficiência!”, complementa ela.
Programa Diversifik BRK
Por meio do programa Diversifik, a BRK atua com ações que promovem a diversidade, a inclusão e a equidade de gênero na companhia. Um dos compromissos é atingir 40% de mulheres em posições de liderança e ter um quadro de funcionários formado por 30% de trabalhadoras até 2024. Essas metas estão alinhadas à iniciativa “Equidade é Prioridade”, promovida pelo Pacto Global (ONU) e da qual a BRK é signatária.
Os projetos no âmbito do Programa DiversifiK são orientados por metas de promoção da diversidade. Bem como da inclusão com foco nos desafios de cada um dos grupos de trabalho. A BRK tem compromissos como atingir 40% de mulheres em posições de liderança. Além disso, ter um quadro de funcionários formado por 30% de trabalhadoras até 2024. Essas metas estão alinhadas à iniciativa “Equidade é Prioridade”, promovida pelo Pacto Global (ONU) e da qual a BRK é signatária.