BRK orienta mais de mil alunos de Rio Claro sobre descarte do óleo de cozinha usado, em maio

Por meio do programa Olho Vivo, empresa realizou 16 palestras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para levar conscientização ambiental às escolas do município


Por Redacao 019 Agora
BRK orienta mais de 1,1 mil alunos de Rio Claro sobre descarte correto do óleo de cozinha usado, em maio

Por meio do programa Olho Vivo, empresa realizou 16 palestras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para levar conscientização ambiental às escolas do município

A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto de Rio Claro, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e a empresa Planeta Azul, levou o programa Olho Vivo até 1.178 alunos de 16 escolas da rede pública da cidade, no mês de maio.

A iniciativa reforça conceitos ambientais e mostra como o óleo de cozinha pode ser um dos maiores vilões do meio ambiente e das redes de esgoto. O objetivo, portanto, é orientar os estudantes sobre a importância do descarte correto do produto depois de usado. 

Programa Olho Vivo

O motivo é que quando ocorre o descarte irregular em pias, ralos, tanques ou mesmo em vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas paredes das tubulações, ficando em forma de gordura, algo que pode resultar em problemas graves. Acontece que as redes coletoras de esgoto são dimensionadas e construídas para receber apenas os efluentes domésticos gerados pela população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.).

Descarte correto de óleo de cozinha usado

O descarte óleo de cozinha usado que fica encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto tende a dificultar a passagem do efluente, e pode até provocar entupimentos das redes e outros dois agravantes: o retorno de esgoto nos imóveis ou ainda o rompimento da tubulação.  

  
Em maio, ao todo, foram 16 palestras em escolas do município para demonstrar que, dada a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reciclado e, assim, servir de matéria-prima para a produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.  

  

“O óleo de cozinha usado tem um potencial poluente muito elevado e, por isso, reciclar se torna de grande importância. Desenvolvemos, assim, o programa Olho Vivo para incentivar o descarte adequado do produto, por meio da coleta e da devida destinação por empresa especializada no ramo. E a parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem se mostrado essencial para o sucesso que temos obtido”. Afirma Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK em Rio Claro. 

O programa

Nas palestras do programa, os participantes recebem orientações sobre a armazenarem o óleo de cozinha usado em garrafas pet e levá-lo a um dos pontos de coleta para que possa ter posteriormente o correto destino. Desse modo, a iniciativa visa impedir que o produto contamine o solo e cursos d’água e que cause danos à rede pública de esgoto.

  

A lista completa dos pontos de descarte do óleo usado está disponível no site da concessionária.

Visita à ETE Jardim Novo

Também no mês de maio, 60 alunos do Claretiano – Colégio de Rio Claro, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo. Em 2022, ela foi responsável pelo tratamento de 47% do esgoto da cidade.

Durante a visita do programa Portas Abertas, os estudantes do 6° ano do ensino fundamental puderam conhecer sobre o processo de tratamento desenvolvido no local. Ele adota a tecnologia NEREDA®,  um sistema desenvolvido na Holanda que através da biomassa granular, tende a ser mais eficiente e sustentável.

Os estudantes aprenderam, por exemplo, que todo o processodo tratamento é feito com avançada automação e sem a adição de produtos químicos. Por isso, a metodologia foi eleita como o melhor avanço em tecnologia da última década pela Global Water Intelligence. A principal publicação mundial sobre saneamento e líder em pesquisa nos mercados internacionais de recursos hídricos.

Agendamento de palestras e visitas

Escolas, empresas assim como instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas às instalações podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail. As atividades são de forma presencial e on-line.  Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.  

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