Porto Ferreira completa 128 anos com saneamento universalizado e obras importantes para a cidade

BRK executa a instalação de uma rede para transportar resíduos da Estação de Tratamento de Água até a Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, onde o lodo será tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente


Por Redacao 019 Agora
brk-porto-ferreira

BRK executa a instalação de uma rede para transportar resíduos da Estação de Tratamento de Água até a Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, onde o lodo será tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente

Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, Porto Ferreira celebra 128 anos e os avanços no saneamento são destaque. Concedidos à iniciativa privada, os serviços de água e esgoto, sob responsabilidade da BRK, apresentaram importantes evoluções nos últimos anos.

Saneamento universalizado

No sistema de esgotamento sanitário, antes do início da concessão, apenas 3% do esgoto era tratado. Hoje, 100% do efluente em toda a área urbana da cidade recebe o devido tratamento antes de retornar ao meio ambiente. Porto Ferreira foi inserida em um seleto grupo de municípios brasileiros com o saneamento universalizado.

As obras de ampliação da ETE Fazendinha foram finalizadas em 2023. Tiveram como objetivo modernizar e aumentar a capacidade média de tratamento da unidade, que saltou de 88 litros por segundo para os atuais 133 litros por segundo.

“Porto Ferreira se orgulha de ser um dos poucos municípios brasileiros com saneamento universalizado, resultado de investimentos constantes e do compromisso com a saúde e o bem-estar de nossa população. Garantir que 100% do esgoto seja tratado e que todos tenham acesso a água potável são conquistas que refletem nosso trabalho sério e dedicado em prol de uma cidade mais sustentável e saudável”, afirma Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.

O índice de perdas de água da cidade, por exemplo, reduziu de 55,6% (média do primeiro ano de concessão) para 25,4% (média de 2023 e se mantém inferior à média nacional, que chega a 37,78%, segundo dados do Instituto Trata Brasil. Na prática, em quase doze anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada na cidade chega a mais de 1,46 bilhões de litros – o equivalente a 583 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer toda a população de Porto Ferreira por 4 meses ou 20 mil pessoas por um ano.

O sistema de abastecimento e distribuição de água da cidade também recebeu investimentos e, desde o início da concessão, foram implantados mais de 78 quilômetros de novas redes e adutoras.  Por dia, são em média 16 milhões de litros de água produzidos e distribuídos.

Obras do sistema de tratamento de resíduos da ETA

A BRK segue investindo no município. Atualmente, a concessionaria executa a implantação de uma nova rede que transportará os resíduos dos processos operacionais de produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, onde o lodo será devidamente tratado antes de retornar ao meio ambiente.

No total, a nova rede terá 1,4 quilômetro de extensão e está sendo executada com Método Não Destrutivo, ou seja, sem a necessidade da abertura de valas em toda a extensão da via, minimizando transtornos a pedestres e motoristas. Além da tubulação, também serão construídos poços de visita (PV) para dar acesso à rede em caso de necessidade de manutenções, e um tanque de equalização para os resíduos.

Sair da versão mobile