Prefeitura inicia limpeza dos Ecopontos de Piracicaba após meses de acúmulo

Ação visa desobstruir ecopontos e economizar R$ 9 milhões em dois meses


Por Redacao 019 Agora
Ecoponto do Monte Rey também estava cheio de material retirada começou

Ecoponto do Monte Rey também estava cheio de material retirada começou

A Administração Helinho Zanatta deu início à limpeza dos sete ecopontos de Piracicaba, onde havia material acumulado há meses. Essa ação tornou-se necessária, pois a gestão anterior não concluiu a contratação de uma empresa para o serviço, resultando na saturação dos ecopontos.

Limpeza dos Ecopontos de Piracicaba

Os trabalhos começaram na segunda-feira (13) pelos ecopontos do Jardim Oriente e Monte Rey, de onde já foram removidas aproximadamente 450 toneladas de material. Na terça-feira (14), o prefeito Helinho Zanatta, acompanhado dos secretários de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, visitou o ecoponto do Jardim Oriente.

“Há muito tempo não se faz a retirada. São toneladas e toneladas acumuladas. Agora estamos dando a destinação correta a esse material para poder organizar os ecopontos e cumprir a legislação”, afirmou Helinho Zanatta.

Continuidade

Para garantir a continuidade dos serviços dos ecopontos, essenciais para os munícipes, a Prefeitura assinou um termo de compromisso que assegura a limpeza dos espaços até a abertura de licitação para contratação de empresa. Este convênio não apenas resolve o problema de lotação, mas também gera uma economia de aproximadamente R$ 9 milhões para os cofres públicos nos próximos dois meses, recursos que serão redirecionados para áreas como saúde e educação.

Ecopontos de Piracicaba

Piracicaba conta com sete ecopontos para o descarte correto de materiais, funcionando das 7h às 17h, de segunda a sábado. Os ecopontos aceitam materiais como entulho da construção civil, restos de jardinagem e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido apenas para pessoas físicas e limitado a pequenos volumes de até um metro cúbico por dia. O objetivo é manter a cidade limpa e prevenir o descarte irregular, que pode resultar em multas, detenção ou reclusão, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Endereços dos Ecopontos:

Denúncia de descarte irregular:

O descarte irregular de resíduos é crime. Para denunciar, anote a placa do veículo infrator e informe a Prefeitura através do SIP-156 ou do Pelotão Ambiental pelo telefone (19) 3422-0200.

Sair da versão mobile