Prefeitura de Piracicaba inaugura Areninha Vem Viver
Espaço esportivo público, implementado pela Secretaria de Esportes, oferece novas oportunidades para a comunidade de Vila Sônia
Na tarde desta quinta-feira (6), a Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a Selam celebrou a inauguração da Areninha Vem Viver. Localizado na região do bairro Vila Sônia, o espaço promete ser uma nova opção de lazer e esporte para a comunidade local.
Areninha Vem Viver: espaço público e acessível
O complexo, na rua Aparecida Augusto, esquina com a rua Amélia Zolete Moutinho Araújo, s/ nº, teve inauguração em um evento que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, autoridades municipais e estaduais assim como membros da comunidade.
As crianças do projeto PDB (Programa Desporto de Base) tiveram o privilégio de estrear o espaço, demonstrando suas habilidades em basquete 3×3 e futebol, sob a orientação dos professores Adilson Pedro Campos e Rafael Moraes Higasiaraguti.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o projeto Areninha Vem Viver oferece um campo de futebol society, uma quadra de basquete 3×3, arquibancadas com capacidade para 100 pessoas e iluminação de LED, tudo em um terreno de 1.025 m².
A gestão do espaço é da Selam, e o local é aberto para a população em geral. Além disso, a Areninha pode se tornar um novo núcleo para o desenvolvimento de ações da Secretaria. Como, por exemplo, os programas PDB e PAM (Programa de Atividades Motoras).
Investimento em esporte e lazer
A construção da Areninha contou com um investimento de R$ 350 mil, viabilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sebastião Santos. A Prefeitura de Piracicaba, por sua vez, contribuiu cedendo o terreno e realizando os serviços de preparação para a execução da base. Como terraplenagem, instalação de canaletas para fiação assim como fornecimento de água e energia elétrica.
Apesar de ser a segunda unidade do projeto Areninha em Piracicaba – a primeira foi no bairro Campestre em 2021 – este complexo marca a rápida expansão de um projeto que começou em 2020 pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Apoio da comunidade
Com a cerimônia de inauguração da Areninha Vem Viver, crianças, jovens e adultos já começaram a utilizar o espaço para praticar basquete e futebol. Wendel da Silva Jacinto, de 17 anos, comemorou:
“Estou muito feliz com essa inauguração, porque basquete é o esporte que mais gosto e sei que agora tenho essa opção de lugar para treinar sempre que possível”.
Caio Maluza, de 15 anos, também expressou sua aprovação:
“Estávamos precisando de um espaço assim, com quadra e campo, para podermos praticar as atividades”.