A Prefeitura de Piracicaba colocou o rio Piracicaba em estado de emergência. Devido às fortes e constantes chuvas que atingem Piracicaba desde a noite de sexta-feira (28) o nível do rio Piracicaba subiu muito. Às 12h10, o nível do rio era de 4,36 metros, com vazão de 389 metros por segundo.
O rio transborda quando ultrapassa o nível de 4,70 metros.
A Defesa Civil monitora todos os pontos de possíveis alagamentos e uma força-tarefa, formada por diversas secretarias, está pronta para agir caso seja necessário.
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Piracicaba também recebe, no momento, água da barragem de Salto Grande, em Americana (SP), que atingiu 95% de sua capacidade.
A liberação de água na barragem tem sido feita aos poucos, por segurança, já que há previsão de mais chuvas para a semana.
PREFEITO CONVOCA REUNIÃO PARA MONITORAMENTO
O prefeito Luciano Almeida liderou reunião, na manhã deste domingo (30), com representantes da Defesa Civil e das secretarias envolvidas.
“Temos equipes em alerta, monitorando a vinda da água da represa de Americana e os pontos principais onde ocorrem alagamentos para que a gente possa dar todo o atendimento”, ressaltou.
Luciano Almeida também destacou que as equipes irão monitorar a situação nas comunidades, que estão em áreas mais vulneráveis à chuva.
SERVIÇO
Em caso de risco de alagamento ou outra situação de emergência a população de Piracicaba deve entrar em contato com a Defesa Civil ou Guarda Civil pelos telefones 199 e 153.