31 de março de 2025

Prefeito Helinho discute adesão aos programas Estaduais UniversalizaSP e Integra Resíduos

Em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, na tarde de hoje, segunda-feira, 24/03, em Santa Bárbara d´Oeste, o prefeito de Piracicaba conheceu as ações oferecidas pelo Estado aos municípios


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/03/2025
Ouvir: 02:09
PUBLICIDADE
Prefeito Helinho discute adesão aos programas Estaduais UniversalizaSP e Integra Resíduos
Prefeito Helinho Zanatta, govenador Tarcísio de Freitas ao lados de prefeitos da região e representantes da Ares PCJ

Em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, debateu a adesão aos programas UniversalizaSP e Integra Resíduos, que visam aprimorar o saneamento básico e a gestão de resíduos no município.

UniversalizaSP: Saneamento Básico Acelerado

O programa UniversalizaSP tem como objetivo apoiar tecnicamente os municípios que operam os serviços de saneamento básico, auxiliando-os a estruturar modelagens que antecipem as metas de universalização, regionalizem a prestação dos serviços, incentivem a modicidade tarifária e atendam as áreas rurais e núcleos urbanos informais.

Helinho Zanatta destacou a importância do programa para Piracicaba, mencionando que a cidade está há muitos anos sem os investimentos necessários para reverter o cenário atual, com mais de 50% de perda de água.

Integra Resíduos: Gestão Sustentável de Resíduos

O Programa Integra Resíduos tem como foco primordial aprimorar a gestão dos resíduos, visando ao atendimento às necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos em todo o seu ciclo, até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, por meio de projetos sustentáveis sob os aspectos econômico, social e ambiental.

PUBLICIDADE

Apoio do Governo Estadual

Tarcísio de Freitas reforçou que a ideia do UniversalizaSP é construir arranjos que possibilitem tirar o máximo proveito da proximidade entre municípios e uso de bacias hidrográficas, buscando a iniciativa privada por meio de concessões ou parcerias para otimizar recursos públicos.

Natália Resende, secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, enalteceu que a pretensão do governo é antecipar as metas do Marco do Saneamento e a prestação dos serviços com qualidade.

PUBLICIDADE