Piracicaba registra queda de 80% na taxa de crimes com mortes
Dados da Polícia Militar, que correspondem aos meses de agosto a outubro de 2022, foram apresentados em reunião do Conselho Municipal de Segurança, o Comuse
Piracicaba registrou queda nos índices de criminalidade do trimestre entre agosto e outubro de 2022, em relação ao mesmo período de 2019.
Os dados que confirmam a informação foram divulgados pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, durante reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse). A reunião aconteceu na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), oportunidade em que todos os órgãos envolvidos apresentaram uma retrospectiva. Os anos de 2020 e 2021 não foram levados em conta pelo impacto da pandemia do coronavírus.
DADOS
De acordo com dados do 10º Batalhão da PM, o número de roubos de veículos, que entre agosto e outubro de 2019 foi de 215, caiu para 144 no mesmo período de 2022. Uma redução de 33%.
Outros tipos de roubos (por exemplo: residências, estabelecimentos comerciais e transeuntes), que em 2019 foram de 257, diminuíram para 130 neste ano (redução de 49%). Bem como crimes de letalidade violenta, que em 2019 foram 5 contra apenas 1 registrado no trimestre, ou seja, diminuição de 80%.
AÇÕES CONTRA A CRIMINALIDADE
Na reunião, o prefeito Luciano Almeida lembrou que a maneira orgânica pela qual todas as entidades envolvidas com segurança no município conversam entre si tem sido um dos principais fatores responsáveis pelos índices positivos.
O tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco, responsável pelo 10º Batalhão, reiterou o quanto foi importante o alinhamento entre todos os órgãos de segurança no trabalho de inteligência e troca de informações.
O 10º Batalhão ainda apresentou outros números, após levantamento entre agosto e outubro deste ano, sendo eles: 252 mil chamadas atendidas pelo número 190, 32 kg de drogas apreendidas, 352 pessoas presas, 17 armas de fogo apreendidas e 76 veículos recuperados.
AUTORIDADES
Além do prefeito Luciano Almeida, participaram da reunião do Comuse o secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, representantes da Procuradoria Geral, Secretaria de Transportes Internos (Semutri) e Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), além do presidente da Acipi, Marcelo Cançado.
A reunião contou com a presença de representantes do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Penitenciária de Piracicaba (Masculina), Guarda Civil de Piracicaba, Pelotão de Bombeiros de Piracicaba, CR Feminino de Piracicaba regime Semi Aberto, Deinter – Departamento de Polícia Judiciária Interior 9, 16º Grupamento de Bombeiros, Centro de Detenção Provisória Nelson Furlan, Funseg (Fundo de Segurança dos Magistrados), 10º BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, FÓRUM – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Delegacia Seccional de Piracicaba, Polícia Militar Rodoviária, CPI-9.
TRÂNSITO MAIS SEGURO
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) também apresentou dados positivos em relação à diminuição do número de acidentes em vias municipais nos últimos anos.
De acordo com a Pasta, em 2019, foram 1.571 acidentes; em 2020 foram 1.355 e, em 2021, 1.416.
Já em 2022, esse número caiu ainda mais e é de 1.194. O número de acidentes fatais na malha urbana, que em 2015 chegou a 44 óbitos, também vem diminuindo. Em 2016 foram 24 óbitos; em 2017 foram 27; em 2018 esse número caiu para 19. Já em 2019 foram 21 óbitos, em 2020, foram 22, em 2021 foram registrados 15 mortes e em 2022, 16 óbitos.
Segundo a secretária da Pasta, Jane Franco de Oliveira, esse é o resultado de várias ações de conscientização, sinalização e fiscalização desenvolvidas no município, além das ações em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil e demais corporações.
Outras iniciativas apontadas por Jane, em 2022, foram a tecnologia 4G nos semáforos, diversas campanhas ligadas ao transporte público e a operação de recolhimento de 40 veículos abandonados em Piracicaba. Uma ação inédita que deixou as ruas e avenidas da cidade melhores para o tráfego, contribuindo também com a saúde e segurança públicas.
PROTEÇÃO ÀS MULHERES
A Patrulha Maria da Penha, serviço da Guarda Civil de proteção à mulher vítima de violência, registrou aumento no número de medidas protetivas recebidas em 2022 (602). Em comparação a 516 em 2021.
Segundo a coordenadora, a GC Luciane Tovar, isso comprova que as mulheres estão tendo mais coragem para denunciar casos de violência doméstica. Ela acredita que esses números são resultados das palestras de prevenção e conscientização ministradas pelos integrantes da Patrulha Maria da Penha em escolas e empresas.
A ação da Guarda Civil em outras frentes também tem feito de Piracicaba uma cidade mais segura. Em 2022, as equipes da Guarda Civil apreenderam 42 quilos de entorpecentes contra 27 quilos em 2021.
O Centro de Detenção Provisória Nelson Furlan também divulgou alguns dados durante a reunião do Comuse. Em 2022, o Centro de Detenção recebeu 2.873 pessoas, sendo que 55,5% foram condenados, 27% foram liberados (liberdade provisória ou absolvidos) e 18,5% estão aguardando julgamento.
Maurício Gonçalvez, diretor técnico, disse que neste ano foram realizadas no CDP mais de 8.000 audiências virtuais, realizadas com o Poder Judiciário, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Polícia Civil.
“As teleaudiências apresentaram grandes benefícios, pois evitam escolta e deslocamentos de veículos e pessoas no município, gerando economia aos cofres públicos além de agilizar processos e minimizar riscos de fuga, destacou.
COMUSE
O Conselho Municipal de Segurança (Comuse) foi criado em 2002 pelo artigo 11 da Lei Municipal nº 5.121. Ele tem a finalidade de promover a ação conjunta e articulação com todos os órgãos nos âmbitos federal, estadual, regional e municipal, que estejam dirigindo suas ações ou atividades voltadas para a promoção da segurança pública.