03 de abril de 2025

Piracicaba ganha Centro Integrado de Saúde para reduzir filas no SUS

Parceria entre Prefeitura e Universidade Anhembi Morumbi visa zerar espera por 16 mil pacientes em diversas especialidades


Por Redacao 019 Agora Publicado 21/03/2025
Ouvir: 04:56
PUBLICIDADE
Piracicaba ganha Centro Integrado de Saúde para reduzir filas no SUS
Dr. Sergio Pacheco destacou que a intenção da prefeitura é acabar com as filas de espera por consultas e exames em todas as especialidades

Piracicaba acaba de dar um importante passo para melhorar o acesso à saúde da população com a inauguração do Centro Integrado de Saúde da Universidade Anhembi Morumbi (CIS-UAM). A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e a universidade, tem como objetivo ambicioso zerar a fila de espera para mais de 16 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas especialidades.

Centro Integrado de Saúde da Universidade Anhembi Morumbi (CIS-UAM)

O CIS-UAM, que já está em funcionamento nas dependências da Santa Casa (também parceira do projeto), ao lado do ecossistema de educação em saúde Inspirali, foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (20). A solenidade contou com a presença de autoridades de saúde locais, incluindo o vice-prefeito e secretário municipal de saúde de Piracicaba, dr. Sérgio Pacheco, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e primeira-dama, Valkiria Callovi (representando o prefeito Helinho Zanatta), e a secretária-executiva de Atenção Secundária, Daniela Andrade.

O novo espaço, administrado pela Universidade Anhembi Morumbi, oferece atendimento médico gratuito à população por meio do SUS. Inicialmente, o CIS-UAM atenderá nas especialidades de ginecologia, dermatologia, nefrologia, ortopedia, hematologia e endocrinologia. Com 19 consultórios, o centro funcionará como um importante suporte ao SUS, recebendo pacientes encaminhados pela central de regulação de vagas municipal após a abertura de vagas pelo CIS-UAM.

PUBLICIDADE

Autoridades Destacam Impacto Positivo

Em seu discurso, o dr. Sérgio Pacheco expressou sua satisfação em participar do momento como médico, vice-prefeito e secretário de Saúde. Ele destacou que o projeto é extremamente gratificante, pois já está permitindo que os pacientes entrem pela porta e resolvam seus problemas de saúde. Pacheco ressaltou que o grande problema hoje, no Brasil e no mundo, é que muitas pessoas dependem do sistema de saúde público e acabam morrendo na fila, aguardando atendimento. “Nossa intenção é mudar isso. Aqui, a população merece ter um atendimento mais ágil e essa parceria vem exatamente para isso”, afirmou.

Rosana Bucheri, gerente do campus Piracicaba, lembrou que abrir as portas do CIS é algo que já estava nos corações dos colaboradores da UAM. Ela destacou que a universidade está presente na cidade desde 2018, formando médicos que aprendem a atender os pacientes do SUS. “Junto com a Prefeitura, estamos conseguindo dar vazão a essa fila de usuários que precisam dessas especialidades. Aqui teremos 10 especialidades em funcionamento. Hoje, já temos seis fazendo atendimento, com uma média de 16 pacientes por dia para cada médico, e a nossa intenção é aumentar muito mais esse fluxo”, explicou.

Projeto Nascido do Propósito

Manoela Godoi, coordenadora clínica do CIS-UAM, enalteceu que o projeto teve a semente plantada há algum tempo. “Nem estava na UAM ainda e, quando me convidaram, achei um desafio enorme e aceitei. Hoje, estamos comemorando a abertura desse serviço como mais um braço do SUS, literalmente, já que todos os agendamentos serão feitos por nós, por meio da regulação de vagas municipal, da Prefeitura”, disse.

Robson Santana, diretor da Universidade Anhembi Morumbi, afirmou que todos estavam falando com o coração naquela inauguração. “Isso me fez lembrar da minha mãe, que falava que é preciso fazer tudo com muito amor e que educação não se faz sozinha. Trago para esse projeto aquilo que ela dizia e porque uma clínica como essa não se faz sozinho. Muita gente trabalhou para este dia chegar, foi um time que fez acontecer. Em resumo, se a gente conseguir melhorar cada vez mais a saúde do município, atender com qualidade, trazer cada vez mais especialidades, a gente vai ter alcançado o nosso propósito”, concluiu.

PUBLICIDADE

Com a inauguração do Centro Integrado de Saúde, Piracicaba dá um passo significativo para garantir um acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde para a população que depende do SUS. A parceria entre a Prefeitura e a Universidade Anhembi Morumbi representa um modelo de colaboração que pode trazer resultados positivos para a comunidade.

PUBLICIDADE