Dados divulgados na segunda-feira (29) pelo Caged mostram que Piracicaba fechou o mês de julho com mais de 1.000 novos empregos com carteira assinada.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ainda mostra a criação de 5.093 vagas de empregos nos primeiros sete meses de 2022. Nesse mesmo período foram 5.308 admissões contra 4.278 demissões no período.
Serviços
O setor de Serviços foi o que mais contratou em julho, sendo responsável pelo saldo positivo de 336 vagas. Em segundo lugar veio o segmento da Indústria com saldo de 322 vagas e o Comércio aparece em terceiro lugar, com 310 vagas. O setor do Agro apresentou números negativos (-69) no período.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, o setor de Serviços vem com forte tendência de crescimento, com percentual alto de contratação.
Os fatores que explicam essa demanda são o crescimento pós-pandemia do mercado de bares, restaurantes, salões de beleza e estética. Além de empresas de manutenção e montagens industriais que já iniciaram suas ampliações e implantações em Piracicaba.
- Piracicaba abre Centro de Atendimento e Testagem para Monkeypox
- Piracicaba amplia programa de castração de cães e gatos
- Caterpillar investe R$ 600 milhões na expansão da fábrica de Piracicaba
Faixa Etária
A faixa etária mais beneficiada com as contratações de julho foi a situada com idade entre 18 e 24 anos, com 522 contratações. Seguida dos que possuem idade entre 30 e 39 anos, com 143 contratações e dos que possuem idade entre 25 a 29 anos, com 141 postos de trabalho.
Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com Ensino Médio completo foram os mais beneficiados, com 715 contratações. Seguido dos que possuem Ensino Fundamental completo, com 188 contratações, e dos que possuem Ensino Médio incompleto, com 108 contratações.