Foi implantado mais um Parklet em Piracicaba, autorizado na avenida Maria Elisa, n° 48, defronte ao Bar do “Ilson”, no bairro Vila Rezende.
O termo Parklet refere-se a um espaço público que consiste na ampliação do passeio realizado pela implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública, podendo ser equipada com bancos, floreiras, mesas e outros elementos de mobiliário urbano. Sua função é proporcionar recreação, manifestação artística e cultural de caráter temporário com objetivo de ampliar a oferta de espaço público de fruição, provido de estrutura que vise ao incremento do conforto e da convivência dos cidadãos.
O decreto nº 17.317, que normatiza a instalação dos parklets na cidade, foi publicado no dia 22 de dezembro de 2018. As solicitações para instalar um parklet precisam passar pela análise da Comissão Municipal dos Parklets de Piracicaba, que é composta por representantes das secretarias municipais de Obras, Defesa do Meio Ambiente e Trânsito e Transporte, e da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Além das pastas, um servidor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) compõe o grupo. Podem pedir permissão pessoas físicas ou jurídicas e, após a aprovação do pedido, os responsáveis devem montar o parklet em até 12 meses. Com o fim do prazo, a autorização é cancelada.
O primeiro Parklet pertence a um restaurante situado no bairro São Dimas, na rua Dona Eugênia, n° 395. Foi implantado no mês de setembro do ano passado (foto).