Museu Prudente de Moraes abriga exposição Ziraldo 90
Ziraldo 90 – Caricaturas do Mestre nos Traços de 90 cartunistas, pode ser vista gratuitamente entre os dias 1 e 30 de setembro
Criador do personagem Menino Maluquinho, o cartunista e chargista brasileiro Ziraldo é homenageado na exposição Ziraldo 90 – Caricaturas do Mestre nos Traços de 90 cartunistas, que pode ser vista gratuitamente entre os dias 1 e 30 de setembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
A mostra é uma paralela da 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e foi planejada para homenagear Ziraldo, que em 24 de outubro completa 90 anos.
O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
ZIRALDO 90
Em Ziraldo 90, o público pode ver caricaturas dele produzidas por 90 cartunistas do Brasil. Portanto, cada obra foi desenvolvida conforme os traços característicos dos autores, representando a idade do homenageado.
Entre os participantes estão Camaleão, Kim, Maraska, Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica), Luiz Carlos Fernandes, Eduardo Baptistão, Quinho Ravelli e André Hippertt.
“A ideia desta mostra surgiu como uma homenagem ao Ziraldo com umas das suas mais destacadas formas de atuação, ao longo de sua profícua carreira. Ao mesmo tempo, dá a oportunidade aos cartunistas, cada qual ao seu estilo, de comemorarem e manifestarem o carinho e admiração que têm por este ícone e uma das maiores referências do humor gráfico mundial”, falou o curador da mostra, o cartunista Edra, que nasceu em Caratinga (MG), mesma cidade de origem de Ziraldo e onde fundou a Casa Ziraldo de Cultura (2009) e realiza o Salão Internacional de Humor de Caratinga, que está na 17ª edição.
Ele comentou, ainda, que a exposição Ziraldo 90 faz parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que em 2018 assinou convênio de parceria mútua com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“Este acervo vem se ampliando sistematicamente desde 2006, quando organizei a primeira homenagem ao Ziraldo. Depois, foi em 2012, quando Ziraldo fez 80 anos, e em 2018, quando publiquei pela Editora Melhoramentos o livro Ziraldo – ao Mestre Com Carinho, reunindo caricaturas de 85 talentosos cartunistas (Prêmio HQMIX 2019). De lá pra cá, foi montada uma exposição itinerante que circulou por várias cidades. Agora foram convidados outros novos cartunistas com uma produção inédita, exclusivamente preparada para a mostra paralela deste ano”, contou Edra, que neste ano está com três trabalhos selecionados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba (categorias cartum, charge e tiras/HQ).
MOSTRA
Conforme o diretor do Salão, Junior Kadeshi, essa mostra paralela é ideal para a família toda, porque pode instigar memórias nos adultos e provocar o riso nas crianças. “É uma grande alegria ter em nossa programação essa grande homenagem ao mestre Ziraldo, que esteve entre nós na primeira edição, em 1974. Além disso, faz parte da história de adultos e crianças do Brasil, com seus fantásticos personagens”, disse.
MAIS
Além da mostra principal do 49º Salão e das obras da 20ª edição do Salãozinho, instaladas no armazém 14 do Engenho Central, a programação inclui outras oito exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. Confira o cronograma completo em https://salaointernacionaldehumor.com.br/programacao-49o-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba-2022/
CAMINHADA
Também integrando a programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba está a 9ª Caminhada com Humor, que acontece neste domingo, dia 4 de setembro, às 9h, na região da Rua do Porto.
As inscrições, já encerradas, serão validadas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível ou um litro de leite no momento da retirada do kit caminhada, a partir das 7h30, no Armazém 9 do Engenho Central, no mesmo dia da caminhada.
SERVIÇO
49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mostra paralela Ziraldo 90 – Caricaturas do Mestre nos traços de 90 cartunistas. Visitação: de 1 a 30 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Entrada gratuita. Informações (19) 3422-3069.