Mastologista alerta sobre o medo da mamografia
Iniciativa é do Santa Casa Saúde Piracicaba com o intuito de levar informações que ajudem a desmistificar a doença e promover a prevenção do câncer de mama
O Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, data que abre um leque infinito de possibilidades com relação à abordagem do tema.
Diante disso, a médica mastologista Tania Fabiola Navarro Altamirano, do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, ministrará live das 9h às 9h30 desta sexta-feira, 15, pelo www.facebbok.com/SantaCasaPiracicaba, para reforçar os benefícios dos exames preventivos e alertar sobre a aversão que algumas mulheres têm com relação à mamografia.
“Na verdade, algumas mulheres não temem a mamografia em si, mas o resultado, que pode ser positivo para o câncer de mama”, avaliou a mastologista, que falará sobre “Câncer de mama; o conhecimento é a arma mais poderosa”.
Especialista em oncoplastia mamária pela Instituição de Ensino do Hospital de Câncer de Barretos, ela falará sobre a importância do conhecimento e do encorajamento do qual a mulher deve se apoderar para manter com regularidade o seu exame de mamografia, que deve ser anual para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas da doença.
Segundo Tania Navarro, o exame de rotina permite identificar possíveis casos da doença em seu estágio inicial, quando as chances de cura são de até 90%.
“A maioria dos tumores de mama tem uma progressão bem mais lenta e responde muito bem aos tratamentos atuais quando a doença é identificada em seu início”, reforça a mastologista convidando a todos para a live desta sexta-feira que, ao final, terá sorteio de cestas de produtos de beleza aos participantes.
O evento proporcionará distribuição os panfletos sobre a prevenção do câncer de mama, distribuição de lacinhos rosa para os funcionários, uso de máscaras cirúrgicas na cor rosa pelos funcionários e distribuição de kits Encantti para as funcionárias do Santa Casa Saúde.