Inscrições abertas para artesãos na 40ª Festa das Nações em Piracicaba
15 vagas disponíveis em espaço coletivo; saiba como participar

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está com inscrições abertas para artesãos interessados em participar da 40ª Festa das Nações. O evento acontece de 14 a 18 de maio no Engenho Central, e oferece 15 vagas em um espaço coletivo de aproximadamente 108m². Os interessados podem se inscrever até 18 de abril, preenchendo o formulário disponível aqui. O edital completo pode ser consultado no site turismopiracicaba.com.br.
Requisitos para inscrição de artesão para a 40ª Festa das Nações em Piracicaba
Conforme o edital, os artesãos devem:
- Inscrever-se individualmente
- Ser maiores de 18 anos
- Produzir suas próprias obras
- Não possuir comércio
É proibida a exposição e venda de itens de vidro, louça, perfurocortantes, velas, cosméticos e alimentos. Artesãos residentes em Piracicaba terão preferência na seleção. As vagas são pessoais e intransferíveis.
Processo de Seleção
Após o término das inscrições, uma equipe designada pela Secretaria Municipal de Turismo avaliará os candidatos com base em critérios como referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação. A lista provisória dos selecionados será divulgada em 28 de abril, seguida por um período para recursos. A lista definitiva será publicada em 7 de maio.
Participação e Custos
Os artesãos selecionados deverão cobrir suas próprias despesas de logística, transporte, hospedagem e alimentação durante o evento. O custo de participação é de R$ 150, pago à Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), com o valor revertido para entidades assistidas pela festa. Artesãos já integrantes da Casa do Artesão do Engenho Central não poderão participar, pois o espaço estará em funcionamento durante o evento.
“Estamos na 40ª edição da Festa das Nações, um evento de grande relevância para Piracicaba e região. Este edital de chamamento público valoriza a produção artesanal local, oferecendo aos artesãos um espaço para exposição e comercialização de seus produtos, além de disponibilizar aos visitantes artesanatos que carregam a cultura e tradição da cidade”, destacou Clarissa Quiararia, titular da Secretaria Municipal de Turismo.
Essas otimizações visam melhorar a visibilidade nos motores de busca, destacando informações essenciais e tornando o texto mais atraente e acessível ao público.