O diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), prof. Renato de Albuquerque Ferreira e o representante do escritório de negócios do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) em Piracicaba, Gabriel Vicente, visitaram na sexta-feira, (16/08) a matriz da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).
O objetivo foi fazer um contato inicial para apresentar os serviços de consultoria e soluções tecnológicas que a FUMEP e o IPT podem oferecer. Eles foram recebidos pelo presidente Marcos Farhat e pelo vice-presidente Arnaldo Antonio Bortoletto.
Fumep/IPT e Coplacana
Marcos Farhat disse que ficou feliz ao saber que o IPT possui agora um escritório de negócios em Piracicaba no campus da Fumep. Ele lembrou que o município já é reconhecido pela quantidade de indústrias e pelo e seu ecossistema de inovação e que a Coplacana fará o que estiver ao seu alcance para ajudar a divulgar esses serviços de consultoria junto aos seus cooperados.
“Acredito que este tipo de conhecimento poderá beneficiar diretamente as nossas usinas de pequeno porte, uma vez que as usinas de grande porte já possuem os seus próprios centros de pesquisa”, frisou Farhat.
“A parceria com o IPT vai favorecer o setor de pesquisa na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Tanto que já está em andamento projeto que prevê a instalação de uma planta piloto para a produção de hidrogênio dentro do campus da Fumep”, contextualizou Renato de Albuquerque Ferreira.
Gabriel Vicente informou que o IPT pode oferecer soluções tecnológicas nas áreas do mercado sucroenergético, infraestrutura, meio-ambiente e matrizes energéticas. “Além disso, poderemos também sentar para conversar com os produtores rurais e oferecer soluções tecnológicas que atendam suas demandas”, complementou Vicente.
Ao término da visita Gabriel Vicente presenteou a diretoria da Coplacana com um livro comemorativo aos 125 do IPT, quando recebeu em troca, das mãos de Farhat e Bortoletto, uma publicação especial sobre os 75 anos da Coplacana.