A EEP/FUMEP sedia a Etapa Sudeste da Competição Baja SAE Brasil após dois anos sem realizar a competição de forma presencial.
A Etapa Sudeste acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 7h30 às 19h, com entrada franca e aberta ao público.
ETAPA SUDESTE DA COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL
Estão inscritas para a prova 33 equipes de quatro estados brasileiros, além do Distrito Federal, em uma dinâmica que promete mobilizar mais de 700 alunos. Além de outras 300 pessoas entre familiares, comissões técnicas e visitantes.
“Esperamos mais três mil pessoas ao longo dos três dias de evento”, disse o Professor André de Lima, coordenador da equipe EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba Baja, que participará da Competição com o carro de nº 5.
De acordo com ele, esta é a quinta vez consecutiva que a SAE Brasil realiza as provas na EEP/FUMEP. Desafiando os alunos a desenvolverem do zero um carro off-road para competir com outras universidades do país. De forma a mostrar o potencial de cada equipe e trazer inovações para o setor automobilístico.
Para Lima, este é um projeto de magnitude robusta porque mostra claramente que o aluno não se prende à fabricação do carro. Bem como a parte mecânica do veículo.
“O processo exige que ele seja inserido também na área de marketing, planejamento, desenvolvimento tecnológico, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Revelando, assim, o quanto é amplo e promissor esse mercado para o futuro engenheiro. Sobretudo para aquele que pode desfrutar da experiência e do conhecimento disponibilizado pela SAE Brasil”, considerou.
A COMPETIÇÃO
Lima conta que na quinta-feira (17) ocorrerão a recepção das equipes, com credenciamento e briefing inaugural junto à Direção da Fumep e Direção de Eventos da SAE Brasil. Bem como a reunião com as Equipes e Comitê Técnico da Prova para explicar sobre as regras e logística da competição.
Na sexta (18) acontecem as provas estáticas e apresentação de projetos com briefing para as provas dinâmicas e para o Enduro.
No sábado (19) têm as provas dinâmicas na parte da manhã. Quando será testado todo o sistema de funcionamento do veículo como resistência, aderência em curva, dirigibilidade e conforto. A tarde acontece o grande Enduro e entrega da premiação.
A novidade para este ano é que, pela primeira vez, a Competição ocorre em circuito misto. Ou seja, as provas serão realizadas em um único dia.
IMPORTÂNCIA DO EVENTO
Ao falar sobre a importância do evento, Lima lembra que além de capacitar e qualificar profissionais para atuar no mercado, a iniciativa traz visibilidade para Piracicaba, principalmente neste momento em que a cidade integra a região metropolitana em que o setor automobilístico aparece como o segundo maior setor de negócios e inovação.
“O evento permite que os alunos enxerguem com mais clareza e assertividade as grandes e inúmeras oportunidades que esse mercado de grande extensão pode propiciar”, disse.